Desta vez você se superou. Teve uma idéia bri-lhan-te. Percebeu o que ninguém tinha percebido e inventou um plano capaz de aumentar bastante as vendas da empresa. Não tem erro, essa é a sua grande chance. Agora só falta apresentar seu projeto ao primeiro escalão. Você liga para a secretária do presidente, conta seu caso e é informado de que a agenda dele está abarrotada até o próximo milênio. Nem meia horinha? Impossível, diz ela. Vinte minutos? Lamento. Quase às lágrimas, no limite do desespero, você implora: Dez minutos? Sensibilizada, ela dá um jeito de arrumar 5 minutos entre a reunião da diretoria e o almoço de negócios. E agora? Você tem míseros 300 segundos para expor, explicar e vender seu peixe. Um único tiro para acertar o alvo. Errou, é desclassificado. Para ajudá-lo a não desperdiçar essa chance preciosa, VOCÊ S.A. reuniu as orientações do consultor Normann Kestenbaum, sócio da Baumon, empresa especializada em comunicação. Confira a seguir as lições de Kestenbaum.
1) Um dado da vida: "Ter pouco tempo para convencer alguém faz parte do negócio", diz o consultor. "Encare isso como uma oportunidade, não como um problema."2) Comece sua exposição pelo fim. As pessoas tendem a falar demais na tentativa de introduzir um assunto. Deixe os argumentos para depois. Vá direto à informação mais importante, sem rodeios. Estudos provam que os 30 primeiros segundos são decisivos para despertar a atenção da audiência - se não se interessarem nesse tempo, você vai falar para as moscas
3) Faça a lição de casa. Estude profundamente o tema sobre o qual você vai falar. Tenha em mãos informações do mercado, da concorrência, planos de ação. Respalde sua análise. Antecipe as perguntas que devem ser feitas e tenha as respostas prontas. Mantenha a cabeça fria, mesmo se alguém tentar fazer pouco de sua idéia.
4) Esteja pronto para mudanças inesperadas durante a apresentação. Se o chefe só concedeu 15 minutos, prepare versões diferentes, uma de 10 minutos e outra de 3. "Quanto menos tempo você tiver, mais terá que se concentrar no foco", afirma Kestenbaum. Se tem 5 minutos, imagine como faria para passar a mensagem em 30 segundos. A maioria dos anúncios de televisão dura isso.
5) Use imagens para conduzir o raciocínio da platéia e dar ritmo à apresentação. Assim, as pessoas absorverão as informações com mais facilidade.
6) Não se esqueça de que durante a manhã as pessoas estão mais dispostas, menos estressadas. Procure, então, marcar a exposição logo pela manhã. O lugar deve ser bem iluminado e refrigerado. "Com o ambiente adequado, tudo fica mais fácil", afirma Kestenbaum.
7) Não se esqueça de que a Lei de Murphy existe e não falha. Esteja preparado para surpresas. Tenha em mãos cópia dos arquivos da apresentação, transparências e o que mais for necessário para evitar transtornos.
Fonte: Jacomino, Dalen. Como vender uma idéia no menor tempo possível REVISTA VOCE S A (on line) edição 19
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