quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Como vender uma idéia no menor tempo possível

Achei muito bom esse artigo do Jacomino da Você S.A. dando dicas de como vender uma idéia no menor tempo possível. Leiam!



Desta vez você se superou. Teve uma idéia bri-lhan-te. Percebeu o que ninguém tinha percebido e inventou um plano capaz de aumentar bastante as vendas da empresa. Não tem erro, essa é a sua grande chance. Agora só falta apresentar seu projeto ao primeiro escalão. Você liga para a secretária do presidente, conta seu caso e é informado de que a agenda dele está abarrotada até o próximo milênio. Nem meia horinha? Impossível, diz ela. Vinte minutos? Lamento. Quase às lágrimas, no limite do desespero, você implora: Dez minutos? Sensibilizada, ela dá um jeito de arrumar 5 minutos entre a reunião da diretoria e o almoço de negócios. E agora? Você tem míseros 300 segundos para expor, explicar e vender seu peixe. Um único tiro para acertar o alvo. Errou, é desclassificado. Para ajudá-lo a não desperdiçar essa chance preciosa, VOCÊ S.A. reuniu as orientações do consultor Normann Kestenbaum, sócio da Baumon, empresa especializada em comunicação. Confira a seguir as lições de Kestenbaum.

1) Um dado da vida: "Ter pouco tempo para convencer alguém faz parte do negócio", diz o consultor. "Encare isso como uma oportunidade, não como um problema."

2) Comece sua exposição pelo fim. As pessoas tendem a falar demais na tentativa de introduzir um assunto. Deixe os argumentos para depois. Vá direto à informação mais importante, sem rodeios. Estudos provam que os 30 primeiros segundos são decisivos para despertar a atenção da audiência - se não se interessarem nesse tempo, você vai falar para as moscas

3) Faça a lição de casa. Estude profundamente o tema sobre o qual você vai falar. Tenha em mãos informações do mercado, da concorrência, planos de ação. Respalde sua análise. Antecipe as perguntas que devem ser feitas e tenha as respostas prontas. Mantenha a cabeça fria, mesmo se alguém tentar fazer pouco de sua idéia.

4) Esteja pronto para mudanças inesperadas durante a apresentação. Se o chefe só concedeu 15 minutos, prepare versões diferentes, uma de 10 minutos e outra de 3. "Quanto menos tempo você tiver, mais terá que se concentrar no foco", afirma Kestenbaum. Se tem 5 minutos, imagine como faria para passar a mensagem em 30 segundos. A maioria dos anúncios de televisão dura isso.

5) Use imagens para conduzir o raciocínio da platéia e dar ritmo à apresentação. Assim, as pessoas absorverão as informações com mais facilidade.

6) Não se esqueça de que durante a manhã as pessoas estão mais dispostas, menos estressadas. Procure, então, marcar a exposição logo pela manhã. O lugar deve ser bem iluminado e refrigerado. "Com o ambiente adequado, tudo fica mais fácil", afirma Kestenbaum.

7) Não se esqueça de que a Lei de Murphy existe e não falha. Esteja preparado para surpresas. Tenha em mãos cópia dos arquivos da apresentação, transparências e o que mais for necessário para evitar transtornos.
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Fonte: Jacomino, Dalen. Como vender uma idéia no menor tempo possível REVISTA VOCE S A (on line) edição 19

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