quarta-feira, 18 de abril de 2012

Filmes sobre consumismo



Além de ser colunista do blog, eu também sou um cinéfilo. Então eu pensei, por que não juntar o meu tema favorito, comportamento do consumidor, com meu passatempo favorito, ir ao cinema? Então vamos lá!

Primeiramente, quem não se lembra de Arnold Schwarzenegger correndo desesperado atrás do brinquedo que ele havia prometido ao seu filho para a noite de Natal ?"Um herói de brinquedo" (1996) nos ensina que nunca devemos deixar as coisas para última hora ... A surpresa para o pai Arnold foi que ele não era o único pai que tinha feito esta promessa, assim, uma simples compra se tornou numa corrida frenética e divertida.


Mas isto não só acontece nos filmes, olhe só este vídeo na abertura de uma loja na cidade de João Pessoa e compare com o trailer, algo semelhante? Talvez não!






Hoje em dia, podemos observar que é difícil encontrar um brinquedo "famoso" que as crianças realmente desejam, a indústria infantil tem mudado, ou são os brinquedos de hoje que são diferente?



Os realities shows foi um boom do mercado desde a década passada até hoje. "O show de Truman" (1998) é um exemplo de como a propaganda pode invadir nossas vidas, até chegar ao ponto de não sabermos se o que somos é o que realmente somos, ou se somos um resultado da "pressão da mídia” O que nos leva a pergumta:Afinal, quem controla quem?



Pesquisas e mais pesquisas científicas mostram que as mulheres compram mais do que os homens. Como conseqüência da geração Barbie, as mulheres buscam constante e incansávelmente pela fonte da juventude e do corpo perfeito. De fato, elas se tornaram viciadas em compras.



Tudo isso, podemos ver em " Os Delírios de Consumo de Becky Bloom" (2009), quando desde crianças as mulheres recebem um grande fluxo de informação e pressão da mídia, e de como o "ter" passar a ser mais importante do que "ser”. A busca dos bens materiais, para obter cada vez mais, para ser o melhor sempre, e para ser incrívelmente bonita, pode ser um estilo de vida atraente, mas que também escondem muitos perigos.

O último filme, Amor por Contrato (2009) mostra como a comparação social pode levar o consumidor a comprar."Os Joneses" é uma família perfeita, com relacionamentos perfeitos, em um ambiente perfeito .... e, claro, usando os melhores produtos! Devido a isso, todos querem ser um “Jones”, como? Adquirindo os produtos que eles usam!



Futuramente, postarei mais filmes sobre consumo!

English version: http://vai.la/2KMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário!