terça-feira, 24 de novembro de 2009

Gestão Estratégica da Petrobrás

Sempre quis saber como é a gestão estratégica da Petrobrás e lendo o site da Fundação Nacional da Qualidade, encontrei um ótimo artigo que emana sobre a Petrobrás e sua estrutura estratégica alicerçada no MEG (Modelo de Excelência da Gestão), no do PDCA e nas certificações ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e SA 8000.
Vale muito a pena conferir!
Gestão baseada nos Critérios de Excelência
_
A atuação do Abastecimento, como agente central na cadeia produtiva da Petrobrás, está ancorada na integração de seus processos e competências, procurando expandir e diversificar seu mercado, produtos e carteira de negócios, de maneira social e ambientalmente responsável, além de satisfazer os clientes segundo critérios de qualidade, segurança e eficiência máxima.
_

O Modelo de Gestão (veja ilustração) é baseado nos Critérios de Excelência do Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ), no guia da Petrobras de Gestão para a Excelência e nas normas certificáveis ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, SA 8000.
_
Esse modelo se desenvolve em torno da Política de Gestão, tendo como base o Conhecimento da Área de Negócio, representado pela competência da força de trabalho subsidiada pelas informações geradas e utilizadas em seus processos. Tais competências são definidas e fundamentadas no CHA (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes) necessários a cada processo. O gerenciamento do modelo é realizado por meio do ciclo PDCA (Planejar /Desenvolver /Checar / Analisar), o que garante o aprimoramento contínuo da organização rumo à excelência.
_
A estrutura do negócio está definida por processos que buscam integrar todo o Abastecimento e criar uma base sólida para suportar suas estratégias voltadas a conquista e retenção de Clientes, por meio do conhecimento de suas necessidades e tendências do Mercado. O modelo direciona o Abastecimento para a Gestão dos Resultados, visando atingir e superar metas desdobradas desde o nível diretivo até individual, por meio do Gerenciamento de Desempenho (GD). O desempenho do Abastecimento, por sua vez, é analisado em relação aos objetivos, iniciativas estratégicas e indicadores nos níveis diretivo, executivo e gerencial, em reuniões denominadas RA Cs (Reuniões de Análise Crítica).
_
O aprendizado global no Abastecimento é orientado por um sistema estruturado, projetado para promover o aperfeiçoamento sistemático e a melhoria contínua da gestão, abrangendo todos os critérios e itens de enfoque do PNQ.
_
Acesse a publicação completa clicando aqui
_
Participe! Dê sua opinião e cresça a informação.
_
Fonte: FNQ 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário!