terça-feira, 1 de dezembro de 2009

ISO série 9000

Em sua abrangência engloba pontos referentes à garantia da qualidade em projeto, desenvolvimento, produção, instalação e serviços relacionados; tendo por objetivo a satisfação do cliente no atendimento as suas necessidade e expectativas, pela prevenção de não conformidades em todas as etapas envolvidas no ciclo da qualidade da empresa.
_
A ISO série 9000 advém de um conjunto de cinco normas: ISO 9000 a ISO 9004. Entretanto, estas normas oficializadas em 1987, não podem ser consideradas normas revolucionárias, pois elas foram baseadas em normas já existentes, principalmente nas normas britânicas BS5750.
_
A aplicação das normas ISO 9000 acontecem na organização da empresa, principalmente nas atividades que influem diretamente na qualidade e nas exigências de procedimentos escritos para as atividades tais como: análise de contrato, controle de documentos, controle de produto não conforme, ação corretiva, registro de qualidade e treinamento. Assim, as principais vantagens obtidas pela aplicação das normas ISO 9000 são: redução de riscos; redução das perdas de produção; menos reprocessamento, reparo e
trabalho; menor número de reposições; melhoria da produção; maior competitividade; maior participação no mercado; maior satisfação do cliente; maior lucro.
_
Você já teve contato com a ISO série 9000?
Participe! Dê sua opinião e cresça a informação.

Fonte: ABNT, 2000; LIMA, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário!