Muita gente tem receio de trabalhar em empresa familiar, especialmente quando a empresa em questão é da própria família. Porém, este tipo de negócio pode ser uma boa oportunidade de primeiro emprego.
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De acordo com a consultora de Carreiras da Career Center, Vera Vasconcellos, a experiência, se bem aproveitada, pode ser positiva e trazer várias vantagens para uma futura carreira dentro ou fora do negócio familiar.
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Além disso, diz ela, deve-se levar em consideração a facilidade do acesso ao emprego, que se tornou mais difícil depois da crise internacional.
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"A primeira vantagem é o acesso mais fácil ao emprego. Depois disso, a pessoa pode aproveitar a oportunidade para passar por vários setores da empresa, o que, certamente, será uma experiência positiva tanto se a pessoa decidir por seguir carreira na companhia, como se ela optar por entrar de fato no mercado de trabalho", explica Vera.
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Pai é pai, chefe é chefe
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Uma atitude, contudo, pode transformar a experiência de trabalhar no negócio da família em um verdadeiro pesadelo: a não separação dos papéis.
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"É preciso separar os papéis, não transferir a relação pai/mãe e filho para o trabalho nem a de chefe e subordinado para casa", diz a consultora.
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Como motivos para a importância de tal separação, Vera aponta o desgaste da relação familiar, um possível desconforto com os outros membros da empresa e uma futura dificuldade de adaptação em outros ambientes de trabalho.
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O caminho do sucesso
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Independentemente de se trabalhar ou não na empresa da própria família, alguns comportamentos devem sempre ser respeitados no ambiente de trabalho.
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No caso daqueles que pensam em iniciar uma atividade no negócio dos pais ou parentes próximos, antes de tudo, pense bem na relação e, caso decida encarar o desafio, preste atenção às seguintes dicas para trilhar o caminho para o sucesso:
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* Ajuste-se. Procure ter um comportamento de acordo com as suas funções; observe os demais colegas e respeite os seus limites;
* Tenha clareza de qual é o seu papel, suas funções e obrigações;
* Respeite horários;
* Respeite o direito do outro, para conquistar sua confiança;
* Saiba ouvir.
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Fonte: Gladys Ferraz Magalhães - InfoMoney
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