quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Clichês em Administração: Não vivemos sem eles!




Palavras que são clichês já se tornaram tão clichês que mesmo que se diga algo interessante sobre elas, já temos certa resistência. Por outro lado, se você quer chamar atenção para algum título de palestra, seminário, artigo científico...nada melhor do que colocar estas palavrinhas. Observem!





Vamos supor que Joãozinho vai ministrar um Minicurso sobre Planejamento Empresarial, se este for título, simplesmente “Planejamento Empresarial”, com certeza não chamará tanta atenção. Agora, quer fazer um “Empowerment”? Chame de Planejamento Estratégico Empresarial. Já percebeu como muda? Ser estratégico nos remete a batalhas, a ter habilidades para enfrentar as dificuldades, a conquistar os melhores resultados... Mas ainda não é o suficiente...

Devemos estar atenados com as tendências socioeconômicas mundiais, então vamos acrescentar mais uma palavra e modificar o título para Planejamento Estratégico Empresarial Sustentável, agora sim, nosso título já está ficando mais abrangente, realista, trazendo uma visão de sustentabilidade, visão de longo prazo...

Contudo, este título está muito preto-no-branco! Poderíamos deixá-lo mais colorido. Qual seria a melhor cor? Pense um pouco...Isto mesmo: Planejamento Estratégico Empresarial Sustentável Verde. Como poderíamos esquecer as causas ambientais, do aquecimento global, das queimadas, dos animais em extinção da escassez de água? Se não gostou da palavra ‘verde’, ela pode ser substituída pelo ‘Eco’, assim ficaria: Planejamento Estratégico Empresarial Eco-Sustentável, ou Socioambiental, o que acham?)

Mas eu ainda acho que pode melhorar um pouco mais, este título está clichê demais. Onde fica a dimensão humana, da iniciativa, da motivação pessoal? Eu prometo que esta será a última palavra, e assim fecharíamos o título do minicurso de Joãozinho: Planejamento Estratégico Empresarial Eco-Sutentável Empreendedorista. Perfeito! Sucesso garantido! Será?

Então, mais alguma sugestão de títulos para o minicurso que Joãozinho vai ministrar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário!