quarta-feira, 4 de maio de 2011

MÃES ADMINISTRADORAS: PT 1

O dia das Mães está chegando e há duas mulheres em especial que merecem ser homenageadas. Tive a oportunidade de entrevistar Emanuela Albuquerque e Célia Zago, conhecidas pelo ExpressoGQ como Administradoras de ramos diferentes, mas beleza e admiração profissional igualmente sentidas pelos blogpartners.

Confiram hoje a entrevista de Emanuela Albuquerque: Diretora Executiva da Alquimia Negócios Sociais, integrante do pool de especialistas da Bovespa Sócio Ambiental, consultora do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente e Consultora da Agência Mandalla, MULHER, MÃE.







Trabalho no 3° Setor
Comente como foi sua escolha por este setor, quais são os maiores desafios enfrentados e se há algum específico por ser mulher.

Ao ler o tópico que deveria responder sorri e senti uma alegria imensa, pois lembrei de como escolhi trabalhar no Terceiro Setor. Uma história que surgiu quando ainda era uma jovem universitária e que conta sobre descobertas, muita leitura, dedicação, paixão e amor. Comecei minha carreira profissional na Empresa Júnior de Administração onde pude conhecer profundamente o setor, seus desafios, oportunidades e gratificações. Com o meu envolvimento de corpo e alma no negócio e os bons resultados colhidos acabei recebendo um convite para integrar a Agência Mandalla, onde me identifiquei com seu ideal de desenvolvimento sustentável. Os maiores desafios da área é a dedicação constante em captação de recursos e projeção de bons resultados e impactos na sociedade. Não econtrei dificuldades em trabalhar na área por ser mulher, apesar de sempre ter sido a única da turma, meus colegas me respeitam profissionalmente.

Qualificação Profissional
Mencione que cursos você considera indispensável para trabalhar no seu setor.

Desde minha entrada na Agência Mandalla participo de cursos na área de Sustentabilidade, Planejamento Estratégico voltado ao setor, Consumo Consciente e Elaboração de Planos de Negócios Sociais, todos esses facilitados por grandes consultorias como a McKinsey, Ashoka e Instituto Akatu. Nos encontros pude observar a diversidade de formações dos diretores das organizações participantes, pessoas que acreditam no resultado de seu trabalho e que tem paixão pelo que fazem e por isso aprimoram seus conhecimentos na área de Administração. Por ser Administradora sinto mais facilidade em proporcionar um ritmo profissional e de qualidade ao meu negócio.

Filhos
Comente sobre melhor momento para engravidar ou, caso já tenha filhos, comente como foi esta escolha e como você consegue conciliar trabalhar e cria-los.

Acredito que o melhor momento para engravidar é quando a mulher se sente preparada para ser mãe, realizada profissionalmente e feliz com seu parceiro. Para engravidar planejei tudo com o meu marido, até o mês que gostaria que o Gabriel nascesse foi planejado, isso me deu conforto, paz e tempo para concluir minhas atividades profissionais assumidas naquela época.
Decisões importantes e grandes renúncias, principalmente profissionais, são feitas ao ser mãe. Tenho a maturidade de renunciar grandes propostas, com viagens longas, apesar de bem remuneradas; chego sempre mais cedo em casa, e tenho uma babá que é adorada pelo meu filho e por isso tenho confiado meus olhos aos olhos dela. Ao sair, para consolar o choramingar do Gabriel falo que vou trabalhar para comprar a banana e o mamão que ele tanto gosta e ele entende bem. Não canso de dizer para ele: " Meu filho, você é meu maior projeto". Equilibrando as prioridades é possível conciliar profissão e filhos.

Relacionamentos
Comente a forma como você concilia amigos, marido e família.

Tenho autonomia de horário em meu trabalho e o faço por resultados, por isso sobra tempo para chegar em casa mais cedo, dando atenção especial ao meu filho e marido, também faço MBA e tenho tempo para estudar e nos finais de semana se estou em casa é com familiares e amigos, se saio é para encontrá-los.

Saúde e Beleza
Explique sobre como conseguir estar saudável para acompanhar seu ritmo de vida e como manter a estética

Começo a cuidar de minha saúde desde a alimentação. Sou fã de frutas, verduras e hortaliças orgânicas, todas vindas do Sistema Mandalla de Produção, permito massa e doce apenas nos fins de semana, caminho todas as tardes com meu filho e sempre fujo do trabalho para ir ao salão de beleza.

Dicas de Ouro

Deixar uma dica de ouro é muita responsabilidade! Acredito que viver para o bem, trabalhar onde ama, cativar novos amigos e dedicar-se a sua família é essencial. Mas meu comentário de ouro é: " A sorte se conquista, faça sua sorte!".

--
Emanuela,
Obrigada imensamente pelas suas respostas e lições! Que sirva de inspiração para muitas mulheres. Só podemos esperar coisas boas de Gabriel, devido aos pais que tem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário!