segunda-feira, 6 de junho de 2011

Quero estudar fora! E agora?

Com a notícia anunciada pela Presidente Dilma Rousseff no início de maio que o governo federal pretender conceder cerca de 75 mil bolsas de estudo no exterior até 2014 (vai.la/24QM) e devido a muitas pessoas me perguntam sobre bolsas para estudar no exterior: Onde conseguir? Como conseguir? Onde encontrar? Etc... Assim, tive a idéia de escrever este post e fazer alguns esclarecimentos.

Bolsa tem! Quem espera sempre alcança! Quem procura acha! Nunca desista!

Não é palestra de auto-ajuda, mas a lógica é assim mesmo. Quanto maior o nível, mais quantidade de bolsas existem, ou seja, bolsas de graduação são em bem menos quantidade, de mestrado já tem mais (contudo cada vez mais escassas), e de PhD já tem bastante.

Abaixo estão alguns sites onde você pode fazer buscar. Muita paciência nessa hora! É sentar ler tudo com atenção e reler outra vez. Há inúmeros tipos de editais (semestrais, anuais), tipos de bolsas (integrais, parciais), para diversos objetivos (cursos de curta duração, especialização, mestrado, doutorado, escolas de verão, idiomas...), com diversas exigências (projeto, cartas de recomendação, carta motivação, históricos, experiência acadêmica, experiência profissional, idiomas, etc...), tempo de duração ( 1 mês, 1 semestre, 10 meses, 15 meses, 2, 3 anos...), universidades envolvidas





Não tem outro caminho, a não ser persistência para encontrar uma bolsa com seu perfil.

Bolsas que o Brasil oferece: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (www.cnpq.br) e a CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ( www.capes.gov.br)

Bolsas na União Européia (Programa Erasmus Mundus): eacea.ec.europa.eu/erasmus_mundus

Reino Unido
: www.postgraduatestudentships.co.uk

Holanda
: www.nesobrazil.org

Portugal: www.eracareers.pt (para portugueses e residentes)

Espanha: www.fundacioncarolina.es

Canadá
: www.scholarshipscanada.com

Destinos Diversos: www.estudar.org.br

Sites de Bolsas
pra tudo e todos no mundo todo: scholarship.bursa-lowongan.com e www.openscholarship.info (você pode se inscrever no newsletter e receber informações frequentemente sobre a abertura de editais); www.collegescholarships.orgwww.studyabroaduniversities.com e www.internationalscholarships.com, scholarshipfor.info, www.scholars4dev.com.

O site da Universia.com tem muita informação na sessão mobilidade:
noticias.universia.com.br/mobilidade-academica

Para quem gosta de fazer um turismo acadêmico... Tem esses sites de congressos pelo mundo: Todas as áreas – www.iupsys.net e de Psicologia www.conferencealerts.com

Mais informações:

Há uma comunidade no Orkut chamada ‘Erasmus Mundus Brasil’, onde existem muitos tópicos bem específicos que respondem quase todas as perguntas.

A Universidade Federal da Paraíba disponibiliza relatórios de estudantes que fizeram mobilidade acadêmica, e tem muita informação relevante e interessante para os que pensam em estudar fora (vai.la/237v)

Do you speak english? Um certificado de inglês mundialmente reconhecido (FCE, GMAT, TOEFL, IELTS), aumenta imensamente suas chances de conseguir uma bolsa, caso contrário, suas possibilidade ficam muito limitadas.

Depois que você passar um bom tempo nesses sites e tiver alguma dúvida, não hesite em deixar aqui seus questionamentos.

Divirtam-se!

Links relacionados:

www.intercambiocultural.com.br/bolsas-de-estudo

www.andreasebben.com.br/livros.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário!