sábado, 10 de setembro de 2011

Samara Schuch - Vencedora do Aprendiz Universitário 2010

As câmeras às vezes enganam e maqueiam. Deixam pessoas mais bonitas, mais legais, mais idealizadas. Com Samara Schuch foi diferente. Ela é mais linda pessoalmente e toda a simpatia, espontaneidade e garra pelo trabalho que vemos nas câmeras continua fora do palco e em um papo super interessante que você confere aqui no ExpressoGQ. Samara falou sobre a inexistência de talentos natos, o casamento do Direito com a Publicidade, a nova modalidade de inovação e o futuro do Direito Eletrônico. Enjoy!



Que momento da sua vida você passou a ser uma pessoa firme, de personalidade forte, exigente e acertiva, características necessárias para sobrevivência no mundo corporativo?





Já ouviu falar daquela frase "Talentos são natos"? Acho que essa frase é mentira, é excludente. As pessoas talentosas foram treinadas pra isso. Quando eu entrei no Aprendiz eu era uma menina do interior do RS que trabalhava em um escritório de Advocacia e tinha a vida mais normal do mundo, passava o dia no computador. Aprendi a ter uma personalidade forte no Aprendiz. É preciso fazer o Aprendiz para se transformar nisso? Não. A gente aprende com mudança e sofrimento. Se você é uma calma e percebe que precisa mudar pra ascender na sua carreira, você vai se esforçar pra isso, que foi o que aconteceu comigo, passei por um treinamento militar, eu não era assim. Levei tanta paulada por ser morna, que parei para ver que se eu não colocasse a boca no trombone, não ia funcionar. Na empresa em que eu trabalho hoje, me contrataram por isso, pela minha exigência, para ser o "pai chato", que é o perfil que as empresas buscam hoje em dia. Se o perfil que as empresas passarem a procurar for o introspectivo, eu vou ter que me adaptar a ele para estar dentro do mercado. É preciso camuflagem. Meu Aprendiz foi o Programa. O seu pode ser uma uma empresa júnior, ou empresa grande com um gestor bom, você tem que estar aberto para essas possibilidades.

Você é formada em Direito. O que você acha que esse perfil te ajudou na hora de trabalhar em uma área diferente, como a Publicidade?

Direito não tem a fama de pessoas muito dinâmicas (e eu sou dinâmica) mas treinamos MUITO argumentação. Então com isso você vai criando um perfil que o mercado exige. Não trabalhei com Publicidade porque planejei, aconteceu, eu abracei. Escolhemos o curso muito cedo e às vezes aparecem oportunidades em outras áreas e, se for bacana, você tem que aceitar, o máximo que pode acontecer é dar errado! Uma pessoa que não tem muitas experiências fica muito crua. Temos que nos dar essas oportunidades.

Você mencionou na sua palestra a frase "Uma idéia inovadora vem de estudo". Achei a colocação inovadora e queria que você desse exemplos sobre isso.

Vou te dar um exemplo básico: quem inventou a Coca-Cola? O cara não estava em casa vendo TV e pensou em como seria a fórmula. Não! Ele estudou anos pra isso, muita química, refrigerante. As idéias não caem do céu, elas vêm das pesquisas. Tem gênios que acordam com uma idéia, praticam e ela dá certo, mas isso é sorte.

Acho que essa visão realista das criações é bem característica da nossa geração.

Sim. Há muito tempo atrás, muitas coisas não tinham sido inventadas. Hoje é muito mais difícil inovar. No passado era mais fácil pensar em algo do nada. Hoje, para realmente inovar, isso requer muito estudo.


Você trabalha hoje na Opice Blum, escritório de advocacia especializado em Direito Eletrônico. Quais são os casos mais comuns e qual é o futuro do Direito Eletrônico, na sua opinião.


Saímos do mundo terrestre para viver no mundo virtual: ontem roubavam sua carteira, hoje acessam seu Banco eletrônico e roubam todo seu dinheiro. Ontem as pessoas te insultavam na tua cara, hoje podem criar um e-mail falso e te ameaçar, coagir, difamar nas redes sociais, e fica muito difícil identificar o autor. Essas liberdades que foram criadas incentivam as pessoas a criarem relacionamentos litigiosos (ou seja, que precisam de apoio jurídico) na internet fazendo-se valer do anonimanto.

O Escritório onde trabalho hoje, o Opice Blum, é pioneiro e líder mundial em casos de crimes eletrônicos. Temos escritórios por todo mundo, com diversos clientes. Temos casos mais simples, como difamação em mídias sociais, e casos como comercialização ilegal de milhas aéreas.

Há milhares de situações complicadas. Imagina se falsificam o e-mail do seu namorado e mandam mensagens pra outra pessoa? Isso é sua vida pessoal, mas imagina se falsificarem o e-mail do Presidente de uma empresa e começarem a mandar ofensas para todo mundo?
Na Opice Blum, trabalhamos não só com a correção do caso, mas também com a prevenção. Damos palestras em empresas, universidades e grupos que querem se previnir.



Gostaria de que você falasse algo direcionado para os que estão tentando um Trainee atualmente.


Antes de tudo, decida se é realmente o mundo coporativo o que você deseja. É exigente, e a ascenção não é rápida. Tem todo um processo, hierarquias e treinamentos. Se você deseja tudo rápido, vai ser "na marra". Ou abrindo sua empresa própria ou trabalhando em uma empresa menor. Se você pretende ser um CEO um dia, você tem que investir e ser treinado gradativamente.

A Equipe agradece a Samara pela entrevista e lhe deseja muito sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário!