segunda-feira, 24 de outubro de 2011

PPQ entrevista Filipe Andson


Para apurar a qualidade do 18º Fórum dos Coordenadores e Examinadores da Qualidade, o PPQ decidiu-se por entrevistar Filipe Andson, 25 anos, Gerente Administrativo do Armazém Paraíba, ex-estagiário do Programa Paraibano da Qualidade e um dos criadores do Fórum CEQ.
Em meio a uma conversa descontraída, foram surgindo as questões que formaram a  entrevista de forma clara e despojada, explicitando bem a significância do FÓRUM e a relevância dele na vida de uma organização.

Entrevista


PPQ: Como criador e agora participante do Fórum CEQ, o que você achou do caminhar do 18º Fórum?
Filipe: É uma ferramenta muito importante a Análise do Desempenho, foi muito rica a discussão entre os participantes. O Fórum é um dos melhores produtos que o PPQ tem, sem querer desvalorizar os outros, mas é com o Fórum que a gente consegue realmente interagir com outras empresas, em conhecer as realidades delas e a grande riqueza do Fórum é a facilidade de discussão, é ver o que as outras empresas fazem, é ver a forma que os outros gestores visualizam as estratégias.

PPQ: E tem como compará-lo com os produtos anteriores?
Filipe: Em comparação aos Fóruns anteriores, principalmente os de 2009 eles tinham essa visão, de abordar essa temática, sabe, de pôr realmente a mão na massa, da gente formar uma equipe que em 5 minutos teria quer desenvolver uma tarefa. O Fórum de hoje tem um outro modelo, tem um modelo mais acadêmico, mais técnico, voltado para análise de estudos de casos e tudo mais, são dois modelos distintos e eu particularmente (risos) prefiro o modelo antigo, no meu ver envolve mais as pessoas, é mais surpreendente, mas chega um momento em que as idéias cessam não é?! De tanto você querer inovar com uma coisa, você se pergunta: E agora o que eu vou fazer para surpreender as pessoas que participarão do próximo Fórum?. A gente em 2009, viveu algo parecido com isso, éramos eu e Danilo (membros do PPQ, na época) quem elaborávamos o Fórum, Rafael(Coordenador Executivo do PPQ) também tinha uma forte participação nisso e quando a gente tinha que pensar no material do Fórum, a gente se questionava muito quanto a inovar no tema, muitas vezes a gente conseguiu se superar, outras vezes não, as idéias não eram tão boas.




PPQ: Mas naquela época vocês já se utizavam das pesquisas que são feitas hoje junto aos associados para definir o tema mais relevante para ser abordado no Fórum?
Filipe: Não, na verdade eu não sabia que estava sendo feita assim a escolha do tema a ser tratado no Fórum. Na nossa época a estratégia era abordar os fundamentos da qualidade, eram 14 fundamentos se são me engano, não sei se mudou, mas assim o fizemos, abordamos todos os fundamentos em vários Fóruns.
PPQ: E o interesse em continuar participando do Fórum, permanece?
Filipe: Ah, com certeza! Mesmo o Armazém Paraíba não sendo um associado, eu como fui Coordenador da Qualidade, continuo na empolgação em permanecer participando junto com a equipe PPQ.
PPQ: Considere que o Armazém Paraíba fosse um associado do PPQ, como e quanto você acha que seria relevante a discussão do tema do 18º Fórum CEQ para a organização?
Filipe: O tema em si é bastante relevante, a gente já aplica a avaliação do desempenho, é uma ferramenta inclusive, muito utilizada dentro da empresa. É muito importante ver também como as outras empresas discutem isso. A gente teve o caso da Foccus Consultoria que apresentou nesse Fórum os relatos de consutorias prestadas quanto a avaliação do desempenho, o que é super importante, ter essa troca de informações, pois faz com que nós enveredemos por outros lados, a gente sai do foco, mas a graça da coisa é sair do foco, é discutir outras coisas que também são pertinentes e estão na cabeça da gente.

PPQ: Filipe, Você, como ex membro do PPQ e Coordenador da Qualidade, que temas sugeriria para serem tratados nos próximos Fóruns?
Filipe: Acredito que resgatar a abordagem dos fundamentos da qualidade é uma estratégia interessante, pois prestando atenção nos últimos fóruns que eu participei, percebi que as pessoas que costumavam participar dos mesmo antigamente, não participam mais, o público está renovado, e vocês repetirem a temática abordada no passado não teria problema algum, muito pelo contrário, seriam de grande valia, pois é um tema super importante.
Encerrando a entrevista descontraída da forma como começou, quando questionado sobre outras sugestões e críticas a dar sobre o Fórum, ele brincou sobre a ausência de Rafael Mitzcun , Coordenador Executivo do PPQ que não pode comparecer ao Fórum por motivos de forças maiores, ressaltou a amizade para com ele e o interesse em saber do andamento do Programa, que lhe ajudou na caminhada de desenvolvimento de sua carreira profissional.
Fonte: Luana Almeida - Assessoria de Comunicação PPQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário!