segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A idéia mais absurdamente simples para planejar sua vida profissional em 2012

Começo de ano, todo mundo animado para mudar tudo! Observação empírica aponta, porém, que raramente os planos duram além da farra do Carnaval.

Para você não esquecer dos seus, você vai precisar de: folha e caneta/ipad.
Escreva uma linha horizontal, depois outra vertical, e acima delas escreva "Análise FOFA. S.W.O.T. de mim." (análise FOFA vide ADMeme: http://vai.la/2FeU)

1) Escreva seus pontos fortes no 1° Quadrante: graduação, cursos, línguas, experiência no exterior, trabalho sustentável. Nada de "determinação, proatividade e etc". Seja prático.

2) Escreva suas oportunidades de melhoria no 2º Quadrante: Tudo que você não tem/concluiu e precisa fazê-lo nos próximos dois anos (não mais do que isso). Exemplos são os mesmos dos pontos fortes (só que a falta deles, obivamente).

3) Escreva suas oportunidades no 3º Quadrante: Informe-se sobre o que acontece na sua cidade (Ex.: Road Show da ESPM) e fora (Trainees, Congresso da ANPAD, Concurso de Embaixador Mirim da ONU) e coisas interessantes e diferentes pra agregar conhecimento.
Anote os preços. HOT TIP: Faça um perfil no LinkedIn, sua network fica bem óbvia e você pode analisar se ela está forte ou se você precisa agregar outras pessoas urgentemente. Oportunidades surgem MUITO através de pessoas. Escreva aqui tudo que NÃO depende de você.

4) Escreva suas ameaças no 4º Quadrante: Pense nos seus concorrentes, onde seus ex-colegas de curso estão, pense nas desvantagens de sua localização geográfica, grana, tendência do seu setor, da sua área. Tudo que NÃO depende de você.

Dê uma olhada nela de cima. Sentiu o clima? Quanta coisa tem pra resolver? Então vá para as questões estratégicas. Exemplo: [PONTO FRACO] Como irei mitigar a ausência de nomes de peso no meu currículo (como FGV, ESPM) se [AMEAÇA] o preço da faculdade aumentou e estou com orçamento curto?

Aí você tenta solucionar com material da sua própria análise SWOT. EXEMPLO DE RESPOSTA VINDA DA [OPORTUNIDADE]: Através Road Show da ESPM que acontecerá em Recife e de ser examinador do Prêmio Estadual da Qualidade, opções que pesam menos financeiramente,mas que tem representatividade nacional.

O importante é sair dessa Matriz SWOT com o seu orçamento de 2012, saber quanto de dinheiro você precisa reservar pra material, evento, cursos, e SERIAMENTE guardar isso e investir em (sugestão) dois anos. Claro que há várias variáveis que pode deixar aqui com comentários pra gente discutir, mas o fato é que é interessante ter a base, ter o norte, e essa análise é uma forma simples e boba de ter algo, ao invés de esperar por uma ferramenta sofisticada.

O maior aliado que você pode ter é o objetivo. Feliz 2012 de muita certeza para todo mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário!