segunda-feira, 19 de março de 2012

O que ser Teacher me ensinou sobre gestão

Isso mesmo. Essa interligação foi uma útil e maravilhosa surpresa.


Me sinto bem envergonhada de não saber o quanto era complexo ensinar inglês de verdade. Nota: não estou falando de qualquer curso que se vende por aí. Estou falando sobre REALMENTE ensinar inglês, com metodologia.


No intervalo entre a graduação e o mestrado, eu ensinei em uma escola de idiomas fantástica. Vamos à gestão.

Melissa Raffoni escreveu para Harvard Business Review "Oito coisas que seus funcionários querem de você". Ficam exatamente as mesmas dicas para quem é professor. Headlines de Raffoni, comentários meus.

(tradução livre)
1. Me diga meu papel, o que fazer e me dê regras: Alunos farão o que lhes for pedido. Deixe as regras claras.

2. Discipline meu colega que está fora da linha: Trate da forma justa, e que os faça ficarem cientes do que pode ou não pode acontecer em sala.

3. Me deixe entusiasmado.: Discussões, jogos, filmes e atividades interessantes. Se a peteca caiu, não empurre com a barriga.

4. Não esqueça de me elogiar.: Reinforço positivo, ao invés de entregar-se a correria de só apontar os erros.

5. Não me assuste.: Conversas claras sobre a performance do aluno devem ser constantes, mas ele não precisa saber de exatamente tudo que te preocupa. Afinal, este é seu trabalho. Pense na melhor estratégia para conduzi-lo aos resultados e só converse com um plano de ação em mente.

6. Impressione-me.: Tenha sua própria personalidade e estilos de conduzir a aula. A naturalidade lhe leva a apresentar características que ninguém mais tem, e o fazem um professor precioso.

7. Dê-me autonomia.: Aluno é integrante ativo neste processo. Precisa ter responsabilidades e projetos interessantes para desenvolver aprendizagem sozinho: em casa, em viagens, sempre.

8. Prepare-me para vencer.: Professores que não deixam os papéis claros, não colocam objetivos realistas e empurram problemas pedagógicos com a barriga não estão preparando ninguém para tal.

Último aviso, importantíssimo: Ensinar vicia. :)

-
Para ler o original de Raffini, acess o link:
http://blogs.hbr.org/cs/2010/03/important_reminders_for_anyone.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário!