quinta-feira, 29 de março de 2012

Sucesso na Seleção (Estágios)

Siga as dicas abaixo e obtenha o sucesso que tantos vem alcançando no início de suas carreiras profissionais

Não ir à seleção pode ser considerada a única e melhor forma de alcançar o sucesso do seu objetivo, contudo, garanto que não eliminará as suas chances de não ser chamado (para esta seleção ou para próximas), ou mesmo ser indicado para outras empresas. PORTANTO, siga as eficazes orientações abaixo.

Demonstre desinteresse com pitadas de falta de profissionalismo e comece a causar a impressão ideal para não configurar entre os candidatos aptos para a vaga.

- Ajude o avaliador a não ter como te avaliar – NÃO LEVE SEU CURRÍCULO – este será seu 1º passo.

- Procure chegar atrasado. A medida certa do atraso, muitas vezes, pode ser a dúvidas “destes” profissionais em iniciação. Para não parecer muito interessado na vaga a chegada ao local da seletiva deve ultrapassar os chamados 15 minutos de tolerância (óbvio), adicionando um aspecto físico de sonolência. Dica: fique de olho no relógio e faça o avaliador perceber sua distração.

- Vestir-se como se estivesse indo ao cinema é uma ótima maneira de demonstrar que você provavelmente não esteja interessado na vaga. Aos outros olhos pode ainda demonstrar ausência de noções de profissionalismo.

- Já alguns candidatos preferem provocar um pouco mais de impacto na mente dos avaliadores apresentando-se em trajes de festas como, por exemplo, “paredões” e “baladas variadas”. Nestes casos os avaliadores certamente perceberam (ViiiXXEE) o seu intuito de manter o máximo de tempo possível desocupado para descansar o suficiente para os momentos de puro lazer e curtição, deixando-os fora das próximas etapas e longe do alcance da vaga.

- Nunca se esqueça de perguntar ao longo da seletiva por mais de uma vez da seguinte forma:
Já pode ir embora?

Demonstre o quanto você pode contribuir para os resultados de clima organizacional ruim da empresa.

Para esta finalidade o candidato terá a sua disposição diversas técnicas, das quais procurarei citar algumas:

- Tentar falar mais que todo mundo sem a menor dose de espírito de companheirismo (muito útil em apresentações de trabalhos realizados em equipe) – Dica: procure ao longo da apresentação atropelar a vez dos colegas, isso ratificará a impressão adequada das suas intenções em não usufruir daquela chance.

- Apontar descaradamente as falhas/defeitos/pontos fracos dos demais colegas. Nesta técnica, utilizando todo o seu requinte de crueldade, o candidato deverá chegar mais cedo ao local da seletiva para conversar e conhecer o máximo possível dos seus adversários para posteriormente aproveitar os momentos de maior atenção do avaliador para fazê-lo enxergar as carências alheias.

         A grande vantagem desta técnica reside no fato dos avaliadores
         possuírem a capacidade de imaginar aquela mesma situação desleal e
         antiética no dia-a-dia da equipe já formada na empresa, e certamente
        você sentirá um grande alívio ao não ser convocado para assumir a vaga
        disponível. Vale ressaltar que o alívio também será sentido pelo avaliador.

Conhecimento é tudo que você não pode demonstrar!

Para garantir que você não correrá o risco de ser chamado para a vaga a qual está concorrendo é preciso prevenir-se de todo tipo de critério de avaliação. Muitas vezes o avaliador, sem deixar isso explícito, está realizando a seleção baseado em critérios nos quais pode considerar ou não as questões acimas (relembrando: interesse do candidato, profissionalismo e espírito de equipe).

Muitas vezes essas características tanto podem não compor as necessidades da empresa quanto passarem despercebidas aos olhos do avaliador. Nestes casos:

- Omita todo o seu conhecimento sobre a sua área de atuação;

- Não participe das discussões propostas e complemente com expressões do tipo: “ãh?”, “não entendi”, “do que vocês estão falando” e etc;

- Ficar calado pode gerar indecisão para o avaliador. Faço-o ter certeza e fale com segurança o óbvio ou o absurdo. Enfatize sua segurança para não restar dúvidas sobre a ausência de massa crítica.

Gestos e movimentos úteis
  • Coce a cabeça
  • Bata o pé
  • Passe as duas mãos nas pernas (indo e voltando) com alta frequência e intensidade
  • Nunca olhe nos olhos
  • Procure sentar como se estivesse no sofá da sua casa
  • Torça o canto da boca quando olhar para o avaliador
  • Seja espalhafatoso ou contraia-se timidamente

Fechando com chave de ouro

Saia sem se despedir – traduzindo: Saia “voado”. Cause a impressão de que tem algo mais importante para fazer.

Não deixe de assistir as dicas de currículo do Samuel Lins

Confira:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário!