segunda-feira, 23 de abril de 2012

Ideias simples para um marketing eficaz em Ongs



As Ongs têm um importante papel em nossa sociedade actual. Desenvolvem trabalhos sociais em diversas áreas, mobilizam milhares de voluntários, e promovem o bem-estar e o desenvolvimento comunitário. Contudo, como qualquer organização, tem seus desafios diários, nomeadamente, o Marketing.

Ongmarketing? A partida, soa estranho a relação entre Ongs e o Marketing. A primeira tem a lógica das normas sociais, do voluntariado, das trocas subjectivas não tangíveis, “não tem preço”. Já o Marketing tem o seu conceito atrelado às normas de mercado, ao valor objectivo e tangíveis, “tudo tem seu preço”. Esta contradição per si é inevitável mas conciliável. Assim, para sobreviverem e se firmarem como uma organização de valor, as Ong´s devem permanecer com sua lógica “social”, mas não devem considerar o facto de estarem inseridas numa lógica de mercado. Para tanto, devem aprender a lidar com estes dois mundos.





Toda e qualquer organização devem ter suas bases bem sólidas. Relembrando a metáfora bíblica, devem construir suas bases sobre um terreno rochoso, para que vindo as adversidades externas, não seja destruída facilmente. O que acontece com aqueles que constroem sua casa sobre um terreno arenoso. Então, voltemos ao início de tudo.



Qualquer organização deve ter definida de forma clara a sua Missão (O que fazemos? Qual é a nossa causa? Quais necessidades sociais estamos suprindo?) e Visão (Para onde vamos? Qual é o nosso alvo?), assim como devem especificar os públicos envolvidos e os meios de comunicação com este público. Segundo uma pesquisa realizada pela HSM Management em 2011 (http://vai.la/2KWG) o maior desafio actual das Ongs diz respeito à dificuldade em priorizar um canal de comunicação. Mesmo sabendo que o marketing envolve todas as esferas organizacionais, vamos nos restringir à Comunicação Organizacional.

A NGOConnect.Net (Sharing Resources and Knowledge among the Global NGO Community), portal que tem o objectivo de conectar e fortalecer as ONGs, redes e organizações de apoio de ONGs em todo o mundo, sugere as seguintes questões para um plano comunicacional (http://vai.la/2KWz):

- Por que razão quer comunicar com a vossa comunidade? (objectivos)
- O que espera alcançar? (resultados)
- Como quem quer comunicar? (público-alvo)
- O que pretende comunicar? (mensagem)
- Quem irá comunicar a mensagem (mensageiros)
- Como a quer comunicar? (canais)

Ademais, vale ressaltar que, uma Imagem organizacional forte é resultado da execução de um bom planeamento, simples e eficiente; e do cumprimento de metas com resultados mensuráveis, com acompanhamento constante, e com feed-back para todos os envolvidos.

Por fim, um dos maiores erros cometidos na elaboração de um plano de comunicação é não ouvir as pessoas. Veja este exemplo de uma Ong que não conseguia avanços nos resultados de prevenção do HIV no Congo (http://vai.la/2KWH) Conclusão: "Se o que estamos realmente tentando fazer é impedir a propagação do HIV, precisamos pensar sobre o cliente." Amy Lockwood.




Não podemos deixar de falar a relevância que as redes sociais têm hoje em dia. As pessoas querem participar de grande movimentos, e com as redes sociais, elas podem através de um click, serem micro-revolucionários e fazer uma diferença no mundo. Mas cuidado com seu uso, ela oferece riscos e oportunidades se for bem utilizada. A principal dica é: a ferramenta que for escolhida deve ser constantemente utilizada, é melhor ter uma media periodicamente actualizada, do que ter quatro abandonadas.

Como exemplo negativo temos o da Ong Invisible Child do com o video suspeito Kony 2012 (http://vai.la/2KWP), como positivo o da Graac (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer) com a campanha “doe seu blog”:



A seguir mostro alguns materiais interessantes sobre o tema:

Post: O que o trabalho voluntário nos ensina sobre gestão? http://vai.la/2KWI


(English version) What volunteer work taught me about Management http://vai.la/2KZ2

Livro:
Ongmarketing- as ferramentas de marketing aplicada ao terceiro sector http://vai.la/2KWE

Dissertação de Mestrado: Marketing social de empresas com organizações da sociedade civil.
http://vai.la/2KWF

(Este post é resultado da conferencia “Ideias simples para um marketing eficaz”, ministrada por mim, no Dia do Voluntário da Universidade do Porto http://www.diadovoluntario.pt.vu/)

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