terça-feira, 5 de junho de 2012

Criança e consumo: uma relação pouco infantil!

Eu quero esse! Eu quero esse também! E também quero aquele! Quem já acompanhou uma criança numa visita a uma loja de brinquedos sabe que elas querem levar todos os brinquedos. Mas por que a criança quer comprar? Todos sabemos que vivemos numa sociedade do consumo, e que já nascemos imersos nessa sociedade. Contudo, a criança não aprende a comprar sozinha. Vários são os factores que influenciam na formação de um consumidor.

 A publicidade entra em nossa casa sem pedir licença, e as crianças absorvem toda esta informação de forma direta e lúdica, acreditando que aquilo que ela vê realmente é o que parece. Lembro-me bem da minha frustração de infância quando ganhei um tanque dos comandos em ação, mas ele não fazia metade das coisas que fazia na propaganda.

Devemos então proibir as propagandas direccionadas ao público infantil? Eu acho que sim e há um projecto de lei (PL 702/2011) na camara dos deputados que defende esta posição. Antes de você dar sua opinião eu sugiro que assistas a esse trailer do documentário “Criança: A alma do negócio”( disponível a versão completa no Youtube).

   

 É bem verdade que cada vez mais a criança influencia nas decisões familiares no que diz respeito aos hábitos de compra. Afinal, qual é o pai que não vai querer comprar a marca preferida do seu filho? E por falar em pais, eles tem um papel fundamental na educação financeiras dos seus pimpolhos. As crianças aprendem por imitação. Contudo, a responsabilidade não é apenas dos pais, cabe também a sociedade de “prevenir” danos sociais e psicológicos aos seus cidadãos. Não, isto não é fácil.

E para terminar, lembre-se que não são os brinquedos que deixam as crianças mais felizes. Uma recente pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Pediatria com o Datafolha mostrou que o que deixa 87% das crianças brasileiras mais alegres é Querer ficar perto dos pais, dos irmãos e... dos avós.


 Mais informações: 

 Instituto Alana: Criança e Consumo http://www.alana.org.br/CriancaConsumo/Projeto.aspx

 PL 702/2011 http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=494596

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário!