domingo, 25 de novembro de 2012

Quanto vale um Diagnóstico?



A realização de um diagnóstico em uma empresa é igual à realização de um checkup médico. Claro. Então, podemos pensar que o objetivo de um diagnóstico é identificar problemas, como em geral fazemos em relação a nossa saúde (MODO REATIVO). Até certo ponto sim, mas não só.
O diagnóstico tem uma função “um pouco maior” do que apenas identificar problemas. Com ele podemos identificar “o quê” e “o quanto” está indo bem, e até a tendência de algo se tornar um problema.

Mas voltando ao objetivo do diagnóstico, se pensar em analogia aos exames laboratoriais, precisaremos do objetivo como uma forma de determinar o quê está sendo procurado e qual tipo de diagnóstico realizar.
Outro detalhe importante é quem vai determinar o objetivo e o método. Neste ponto, precisamos de um especialista. Se fosse um checkup médico precisaríamos de um médico, mas se tratando de uma empresa precisamos de um.. hum? Sim, um administrador.

 
Em administração as áreas de conhecimento e os especialistas são muito diversos, e da mesma forma que procuramos um médico quando algo não está bem (MODO REATIVO), também, a procura de um administrador deve ser baseada em referências de qualidade e confiança.
Cabe até a procura de organizações especializadas na realização de diagnósticos e tratamentos das “doenças” de empresa (chamadas de CONSULTORIAS). É claro que algumas delas também possuem estrutura de serviços similares às academias e centros de desenvolvimento de atletas (MODO PROATIVO).

Um bom profissional administrador independente da especialização deverá orientar o tipo de especialista que será necessário, caso você não saiba exatamente a quem procurar.


Pois bem, definido o “doutor” (até com doutorado de verdade) da sua empresa, vamos à consulta. Se possível, realize a consulta em domicílio, ou seja, na própria empresa, isto facilitará a identificação dos sintomas e possíveis causas com maior precisão.
Durante a consulta não hesite em mencionar tudo o que está sentindo e até o que não está sentindo.
Nessa fase preliminar do diagnóstico o médico, aliás, o administrador/consultor, deverá levantar algumas hipóteses, sendo estas os insumos necessários para determinar a necessidade e o objetivo do diagnóstico.

Como podes perceber, não há muita diferença entre a importância de um médico para a sua saúde ou de um administrador para a saúde da sua empresa, apenas a diferença da importância que sabemos que existe ou não. Agora você sabe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário!