segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Seu PDCA está com defeito?

É evidente que não é todo mundo que obtém sucesso na aplicação do PDCA. Muitas micro e pequena empresas não conseguem fazer o seu PDCA girar para assim gerar melhorias, de tal modo que faça com que a administração do PDCA configure uma espiral ascendente de evolução da gestão da empresa.
Como demonstrado ao lado, a cada ciclo de Planejamento - Execução - Verificação - e Aplicação de melhorias para um novo planejamento mais maduro, coerente e proativo, a empresa sobe um degrau no alcance de sua sustentabilidade, mas a cada falha, incoerência e reativismo a empresa poderá descer um degrau vulnerabilizando toda a sua gestão.
Coloco as micro e pequena empresas em evidência, pois, segundo os estudos do SEBRAE, são elas que apresentam maior vulnerabilidade em sua sustentabilidade, ocasionando assim, a falência de boa parte dos novos empreendimentos entre o terceiro e quinto ano de existência. Esta causa está diretamente ligada à forma como os donos e líderes dessas empresas gerenciam elas.





De acordo com a revista Exame em 2003, 17% dos empresários, sejam eles das micro, pequena, média ou grande empresas, estão focados em aumentar a rentabilidade do negócio e 14% pensam em ter um modelo de gestão de sucesso. Essa informação reafirma a visão da maioria dos empresários brasileiros na busca, muitas vezes desordenada, por um aumento na rentabilidade da empresa. Assim, aquela organização que não consegue garantir um sistema que possa planejar, executar, controlar e melhorar seus processos e pessoas, não terá uma espiral ascendente e consequentemente estará próximo de sua crise.
Utilizar o feijão com arroz da gestão - PDCA - pode gerar a eficácia tão procurada pelas organizações, mas cabe a cada gestor garantir o funcionamento correto da metodologia, guiando-a para sua evolução, exemplificado aqui pela espiral ascendente. Fugir dos vícios dos processos, do retrabalho, do receio as mudanças e do jeitinho brasileiro, entre outras mazelas que prejudicam a gestão, poderá blindar seu sistema de gestão, evitando que ele seja contaminado pelo parasita do "ACC", elemento profetizado no chão da fábrica das indústrias, quando percebe-se que as coisas não vão muito bem.
Mas o que significa a presença do ACC no PDCA de uma organização?
Significa que a credibilidade e utilização do ciclo PDCA, foi para o espaço. A espiral está decrescendo, as pessoas não querem seguir os padrões e executá-los de acordo com o planejado. A verificação não gera aprendizado e o mesmo não é aplicado em um novo planejamento. Resumindo ACC é:
A CASA CAIU
Pois é, você já esteve nos escombros do um ACC? Sabe como livrar-se dele?
Participe! Dê sua opinião e cresça a informação.
Fonte: SEBRAE, 2008. Revista Exame, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário!