segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Visão Sistêmica e Competitividade

Para ser vitorioso num jogo de xadrez, é preciso pensar vários lances à frente e conhecer todas as jogadas feitas em outras partidas, assim tem-se o melhor movimento. Porém, se mexermos errado apenas uma pequena peça, isso poderá mudar toda a história do jogo.


A regra desse jogo é a mesma para as nossas Organizações. Cada movimento, cada decisão, seja estrutural, de processos ou relacionado aos recursos humanos produz conseqüências e depende de outros fatores para que o objetivo seja alcançado.
Dessa forma, lançamos as seguintes perguntas referentes a visão sistêmica e competitividade na sua organização:
  • Até que ponto a Visão Sistêmica de um gestor pode influenciar na competitividade de sua organização?
  • É possível desenvolver tal habilidade em toda a força de trabalho?
  • Que ações podem ser desenvolvidas para que a Visão Sistêmica se torne parte da cultura organizacional?
Fonte: Setec, 2008

5 comentários:

  1. Pois então Filipe, demorei mas aí vai minha contribuição sobre abordagem sistêmica nas organizações.

    Essa concepção se deu a partir da idéia de que as organizações, assim como o ambiente onde vivemos, são compostas são conformadas como um sistema global, onde este é subdivide-se em subsistemas. Essa é uma premissa chave. Quando o gestor percebe isso, mostra-se capaz de atingir os objetivos da organização, pois visualiza que as decisões que tomar serão influenciadas por todos os departamentos ou subdivisões que existem na empresa.

    Outro aspecto importante a se destacar é a questão da retroalimentação. Essa ideia, advinda da Teoria Geral dos Sistemas, introduz o elemento feedback no processamento de um sistema. Esse elemento torna-se muito importante quando instrumentaliza o gestor para o ajustamento constante dos resultados da sua organização.

    Observa-se então que a abordagem sistêmica veio para ampliar o leque de alternativas para um mehor gerenciamento organizacional.

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  2. A visão sistêmica por parte do gestor, é impressindível para a competitividade da empresa, quando se consegue visualizar o quanto uma parte da empresa interfere e está correlacionada com as demais e que não existe ações isoladas sem reflexos no restante da empresa, a mesma se torna muito mais preparada para agir de forma proativa conseguindo se antecipar aos acontecimento.

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  3. Quanto maior for o nível de competitividade no ambiente onde a empresa esta inserida, maior a necessidade de ir além, de compreender melhor a organização e seu meio.

    É fundamental que haja essa compreensão. Sua difusão não só é possível como necessária, e torna-se possível na medida em que os integrantes da organização se tornem profissionais cada vez mais bem preparados e informados.

    Como ação básica para que haja uma percepção geral entre as pessoas da organização sobre essa visão seria que, em um evento específico, todos os funcionários pudessem falar sobre suas funções e mostrar como a ação dos seus colegas, demais setores e elementos externos afetam sua função.

    Ações simples, porém bem elaboradas, podem, pouco a pouco, fazer com que as pessoas assimilem novos conceitos e melhorem seu desempenho como colaboradores da organização.

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  4. Acredito que a Visão Sistêmica é um pré-requisito para qualquer gestor, o que lhe possibilita planejar e coordenar de modo a obter sinergia entre as pessoas e seus processos.
    Obviamente, isto possui forte impacto na competitividade de uma organização, otimizando a utilização dos recursos e eliminando despedícios, inclusive no que se refere a tempo e esforços para obter resultados.

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  5. Mais um pouco de teoria.

    A visão sistêmica é o entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo. (Fundamento da excelência – Rumo à excelência 2008)

    O uso da visão sistêmica consiste na compreensão do todo a partir de uma análise global das partes e da interação entre estas. Justamente por ser um sistema integrado, o desempenho de um componente pode afetar não apenas a própria organização, mas todas as suas partes interessadas. Várias forças atuam num sistema em funcionamento, sejam estas internas ou externas.

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