terça-feira, 3 de novembro de 2009

Dicas infalíveis para você perder seu cargo de liderança

1 - Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.
Toda a vez que você ver alguém fazendo algo errado critique abertamente, mas não deixe de você mesmo fazê-lo. Por exemplo, se alguém da equipe se atrasa, chame a sua atenção em publico, mas sempre que tiver oportunidade chegue atrasado aos seus compromissos e reuniões.

2 - Faça o trabalho da sua equipe.
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Preocupe-se em fazer o trabalho da sua equipe ao invés do seu, assim você conseguirá demonstrar a eles como são ineficazes em realizar o seu próprio trabalho além de mostrar aos seus superiores como você é indispensável.

3 - Delegue sem dar informações suficientes.
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É importante que você apenas delegue as atividades desagradáveis assim você poderá se dedicar apenas aquelas que lhe dão prazer e visibilidade. Mas para isso não se esqueça de “segurar” as informações de tal modo que as pessoas dependam de você para realizar a tarefa assim valorizarão mais o seu conhecimento e o seu poder e o seu controle sobre a equipe aumentará.
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4 - Tenha sempre uma desculpa ou alguém para levar a culpa.
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Errar é um habito para líderes como você, então para se manter no cargo não permita que as pessoas descubram isso. Sendo assim, é de vital importância que você possua uma dúzia de desculpas na manga para se defender além de um culpado de plantão para ser acusado justamente quando não ele estiver presente assim nunca poderá se defender.
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5 – Tenha duas caras.

Prometa uma coisa para a sua equipe, dizendo que você sempre é o primeiro a defendê-los nas reuniões com a alta gerencia, mas quando estiver em reunião não perca a oportunidade de reclamar dos membros da equipe e que está cansado de ter que fazer tudo sozinho.
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6 – Microgerencie sua equipe.
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Pela sua incapacidade em liderar e delegar a melhor opção é microgerenciar a equipe. Analisar cada detalhe das diversas atividades sob sua gestão centralizando todas as decisões em sua mesa, nada acontece sem o seu consentimento, talvez com isso você corra o risco de não conseguir entregar tudo o que lhe foi solicitado no final de um determinado período, bem como, irá provocar um ambiente de insatisfação em sua equipe. Mas não se preocupe com isso, pois nos dias de hoje tudo é arriscado mesmo.
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7 – Estabeleça metas inatingíveis.
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Se você é inteligente já percebeu que o melhor modo de ganhar os prêmios e bônus da empresa e ao mesmo tempo economizar verbas em seu departamento é colocando “gordura” nas metas e objetivos da equipe. Torne-as inatingíveis para a maioria da equipe de tal modo que eles não consigam ganhar os prêmios, mas você sim. Quando for apresentar as metas para a equipe demonstre revolta com a empresa e finja ser solidário e empático com as reivindicações deles. Mas quando estiver com a alta gerencia diga apenas que sua equipe é “meio chorona”, mas vai cumprir as metas.

8 - Sabote o trabalho em equipe.
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Siga a política da empresa de estabelecer planos de desenvolvimento profissional para cada um de seus colaboradores, mas deixe subentendido que só há espaço para crescer para uma pessoa e que em sua opinião você é essa pessoa, com isso você conseguirá fomentar a competição entre a equipe e assim os resultados irão melhorar. Afinal os colaboradores estão lá para trabalhar não para fazer amizade.

9 – Elogie em particular e critique em publico.

É uma verdade universal que as pessoas apreciam o reconhecimento, mas isso nunca deve ser feito em publico sempre em um lugar reservado sem testemunhas para não correr o risco dela se tornar um exemplo de competência e começar a ser cogitada para uma promoção. Por outro lado a crítica deve ser em público de preferência com o maior numero de pessoas possíveis, assim você consegue humilhar o seu colaborador de tal modo que ele nunca mais cometerá o mesmo erro ou repetirá a mesma atitude.
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10 – Não leia ou participe de eventos ou cursos.

Faça a empresa investir em seu desenvolvimento, participe de eventos e cursos em seu campo de atuação, mas mantenha-se afastado do salão de eventos fique na área do cofeebreak, aproveite para relaxar nas instalações do hotel e encontrar com os seus amigos nos almoços e jantares oferecidos. Não participe de treinamentos, seminários, congressos, palestras e eventos sempre mande um representante. Converse com as mesmas pessoas que têm a mesma experiência, nas mesmas áreas em que você possui familiaridade, assim você não corre o risco de ser desmascarado. Para ganhar tempo, leia apenas às resenhas de livros que são publicadas nas revistas de gestão e depois cite alguns trechos em público para demonstrar que você se atualiza.

Esperamos que depois de tantas "dicas infalíveis" como estas, tenhamos melhores líderes em nossas empresas.


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Fonte: Roberto Recinella http://www.projetosolemio.com.br/

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