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LÍDER ! ONDE ?
Por Márcio Silva
"Durante alguns anos tenho percebido que as falhas das organizações não estão somente na falta de planejamento ou estratégias. Tenho acompanhado situações que fortalecem meu raciocínio sobre a importância do capital humano perante todas as complexas funções que o mercado dos negócios impõe para os profissionais exercerem.
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Neste momento da leitura chamo sua atenção para o título do texto, pois os chefes que se dizem líderes precisam ter senso de responsabilidade moral encima de suas ações. Identifique-se com as pessoas se colocando no lugar, entendendo o que esta se passando com elas, como seria se aquilo estivesse acontecendo com você, como iria reagir, qual seria seu comportamento?
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A definição encontrada no dicionário Aurélio para a palavra autocrata é soberano, absoluto e independente. É exatamente assim como uma gestão autocrata age. O chefe que usa o termo líder toma a decisão sozinho, desconsiderando a opinião dos liderados, é como meu avô dizia “te colocam goela abaixo”. Neste estilo de gestão manda quem pode mais e obedece quem tem juízo, pois os funcionários são vistos como meros executores de tarefas onde recebem ordens para cumpri-las. Presos em seus cargos, os soberanos chefes não enxergam um palmo além dos olhos e passam a ditar a regra, a exercer o poder que sua função lhe concede agindo como capatazes ferozes em suas senzalas. Neste modelo de gestão o poder vem sempre de cima, o funcionário é sujeito à hierarquia e regulamentos inflexíveis. (Figura 1)._
_ Antes que seja tarde, pare e olhe para seus colaboradores, procure compreender e dar o valor que realmente eles possuem, pois na maioria das vezes quem representa a sua empresa são eles. Talvez sua pirâmide de egos tenha que ser invertida, a morosidade ou complicações no desempenho de sua empresa podem ser decorrentes do seu poder abusivo. Coloque seus colaboradores no topo da pirâmide, crie estímulos, ajude-os a encontrar o caminho para realizar seus sonhos dentro de sua empresa, seja menos injusto e mais humilde a ponto de compreender as necessidades e anseios de seus colaboradores.
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Quando aprendemos que as pessoas que trabalham conosco são responsáveis por colaborar na concretização de nossas metas, passamos a defender a força do conjunto.(Figura 2). Portanto se responsabilize pelo sucesso ou fracasso de sua empresa."
Fonte: http://terfoco.com.br/terfoco/?p=10
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