quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Entendendo o Balanced Scorecard - Parte I

Durante muitos anos, foram os dados financeiros os únicos e mais importantes indicadores utilizados pelas organizações para avaliarem sua gestão. Porém, nos dias atuais, novas necessidades foram impostas às empresas. Tem-se que obter resultados a partir da definição de um planejamento estratégico que integra as diferentes áreas da empresa o que, sem dúvida, representa uma revolução no conceito tradicional de gerenciar: assumir o autocontrole.
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Para atender essa demanda, foi desenvolvido por Robert Kaplan e David Norton, um sistema de gestão integral denominado Balanced Scorecard, onde o essencial é o desenho de uma estratégia que considere quatro indicadores: Finanças, Cliente Externo, Processos Internos e Aprendizagem & Crescimento. Isto é, este sistema é uma ferramenta que liga a estratégia de longo prazo ao sistema de gestão, mediante um mecanismo de medição.
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O Balanced Scorecard

Todo sucesso de uma organização começa com uma visão de futuro de seu líder. Ela representa o "sonho" do seu patrocinador principal. Para que se transforme em realidade precisa de ação. A estratégia é o entendimento comum – o consenso – de como fazer a transformação. O Balanced Scorecard provê o meio para transformar a visão de futuro em um conjunto de objetivos. Estes objetivos se transformam num sistema de medidas de desempenho que comuniquem, com maior clareza, o enfoque estratégico das empresas.
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Diferente das medidas tradicionais, o Balanced Scorecard não só contempla o resultado histórico da organização; ele contempla, também, o sucesso esperado no futuro, avaliado dentro de quatro perspectivas:
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Aprendizagem e Crescimento
Dirige a atenção e as bases futuras da estrutura e do pessoal.
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Processos Internos
Concentra-se em atender os processos-chave do negócio; a melhoria desses processos levará a melhoria financeira no futuro. Deve ser considerado, porém, que para se obter melhores processos, o primeiro passo é entender como esses processos-chave satisfazem as necessidades dos clientes internos da organização.
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Cliente Externo
Mantém o foco no atendimento das necessidades, desejos e expectativas dos clientes externos da organização.
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Financeira
Para dar segmento ao rendimento para o acionista.
Em conjunto, as quatro perspectivas provêem uma visão equilibrada do presente e futuro desempenho do negócio.
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O Balanced Scorecard e a Organização de Aprendizagem
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Luiz Ramón Carazo relata, em artigo publicado na Universidade do México, que pesquisa realizada nos Estados Unidos, no final de 1999, mostrou que "as empresas que apresentaram desempenho superior, independente de porte ou segmento, foram aquelas que mediram e ajustaram suas perspectivas, inclusive a financeira."
Segundo a pesquisa, o uso dos indicadores permitiu que essas empresas:
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* Fizessem com que todos na organização entendessem quais seriam suas contribuições para alcançar a visão de futuro.
* Montassem uma base de dados com tudo que a empresa conhece de clientes e concorrentes.
* Capturassem, documentassem e compartilhassem informações estratégicas obtidas através de reuniões formais ou informais e outros meios.
* Servir como base de treinamento para executivos e demais colaboradores da organização.
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Como conseqüência marcante, deve-se citar a construção de uma organização de aprendizagem contínua, onde o comprometimento dos colaboradores é uma tônica que conduz ao aumento de sua competitividade. Assim, pode-se dizer que a utilização do Balanced Scorecard ajudará a clarificar a estratégia e a identificar o que deve ser executado no futuro.
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Fonte: Antomar Marins e Silva

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