quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Como crescer e manter-se competitivo

Por Filipe Andson_
_
O desafio de iniciar um negócio, entender o mercado explorando-o em suas potencialidades, fazendo com que a empresa possa crescer se compara ao desafio de manter a marca no mercado dentro de uma sustentabilidade e competitividade.
_
Um bom empreendedor por oportunidade pode, rapidamente, elaborar um negócio rentável, mediante a descoberta de um mercado pouco ou inexplorado em sua região. Isso aconteceu recentemente. Há uns três a quatro anos atrás, era improvável encontrar alguma Lan House no interior dos Estados, principalmente nordestinos. Isso era evidente pela dificuldade econômica para se obter um computador e acesso a internet nos lugares mais distantes das capitais e principais cidades brasileiras.
_
Com os incentivos para inclusão digital, a coisa foi crescendo e a tecnologia e a informação foi sendo disseminada. Daí estrala o famoso feeling do empreendedor por oportunidade. Ele percebe a tendência do mercado e lança-se na frente para implementar a sua idéia. Idéia esta que pode ser uma simples Lan House em uma cidadezinha do interior, onde ainda não havia nenhuma.
_
Isso aconteceu nos 223 municípios brasileiros do Estado da Paraíba, segundo informações do repórter fotográfico Antônio David, que visitou recentimente todas as cidades paraibanas registrando as obras e investimentos que estão sendo aplicados, e afirmou que todas elas possuem no mínimo uma Lan House.
_
Analisando, aleatoriamente, um desses 223 municípios, podemos afirmar que o empreendedor fez um bom negócio ao ser pioneiro instalando sua Lan House, não acha? Os moradores da cidadezinha estão conhecendo a tecnologia mais citada nos meios de comunicação e cada vez mais, novos moradores viram clientes desse empreendedor.
_
Vendo o sucesso da empresa do empreendedor, um morador da cidadezinha, empreende e abre outra Lan House, a segunda empresa que presta esse serviço no município. Pouco tempo depois, outro empreendedor concorda que esse mercado é "valoroso" e decide abrir outra Lan. Enfim, em um curto espaço de tempo o que era um mercado 100% de um empreendedor, agora está dividido para cinco ou seis diferentes donos de Lan Houses.
_
Mas, essa divisão de mercado ainda gera receita suficiente para cada empreendedor pagar todos os seus custos mensais? Provavelmente, a situação estará ruim para todo mundo e fatalmente alguns desses empreendedores ficaram desempre'e'gados.
_
Contudo, àquele que possuir sua "bússola" saberá que o negócio deve ser inovado, deve ser re-empreendido, deve ser diferenciado, agregando um valor especial aos clientes, onde nenhum outro concorrente agrega.
_
Algumas empresas começam com todo gás, exatamente como a gazela do vídeo abaixo:


E outras empresas, fogem deste fim, agarrando-se na habilidade de gestão e visão dos seus líderes, na garantia da eficácia, como no vídeo a seguir:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário!