sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Coragem, empreendedores!

Por Diego Galindo
_
Coragem, do latim Coraticum. Segundo o Aurélio é a “força ou energia moral que leva a afrontar os perigos”. Se existe alguma característica que defina melhor um empreendedor eu desconheço. Diga você que se considera empreendedor, já não precisou de uma boa dose de coragem em muitas ocasiões para tomar o rumo mais turbulento (é claro que em busca de um bom re$ultado)? Ter coragem significa enfrentar desafios com alto nível de dificuldade, arriscar e, no fim, nem sempre acertar.
_
Apesar do frio na barriga de muitos brasileiros quando pensam em abrir mão da segurança do emprego (seja em organizações privadas ou públicas) e empreender, a cada 100 brasileiros em idade adulta, 12 realizam alguma atividade empreendedora segundo pesquisa realizada pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM) ¹ . Essa proporção é 75% mais alta do que a média de todos os outros países participantes do estudo. "Isso demonstra a estabilidade que o setor vem conquistando. Além do mais, comprova que o empreendedorismo já faz parte do perfil do país", diz o gerente do SEBRAE Enio Pinto em entrevista para o portal Universia ².
_
Boas notícias
_
A GEM 2008 ainda revela que entre os países que compõem o G-20, O Brasil ocupa a terceira colocação no ranking dos países mais empreendedores, atrás apenas da Argentina e do México.
_
Os dados do GEM 2008 (Global Entrepreneurship Monitor) demonstraram que os jovens no país da seleção canarinha estão empreendendo mais. Do total de brasileiros entre 18 e 24 anos, 15% empreende. O resultado supera a taxa média de empreendedorismo entre a população mais nova dos últimos sete anos, que era de 11,9%. Atualmente, o Brasil conta com 3,82 milhões de jovens à frente de novos negócios.
_
A pesquisa ainda revelou que 68% dos jovens empreendem por oportunidade e 32% por necessidade. "Isso comprova uma qualificação maior dos mais novos ao entrar no mercado para abrir uma empresa. Eles conseguem identificar melhor um nicho, além de ter mais conhecimento sobre o universo empreendedor", revela Pinto.
_
A GEM 2008 ainda nos deu a boa notícia de que as mulheres brasileiras estão em quarto lugar no ranking mundial de empreendedorismo. Além de já ocuparem ótimo espaço no mercado de trabalho, desde 2005 as mulheres apresentam um crescimento contínuo quando o assunto é empreendedorismo e hoje são responsáveis por 54% dos novos negócios brasileiros.
_
Pois é, espero que tenham gostado do nosso primeiro encontro. Se você não perde um bom desafio, se não consegue desperdiçar uma oportunidade e só pensa em como obter re$ultados dos perrengues que passa, continue conosco na coluna do latim Coraticum.
_
¹ GEM 2008. Disponível em:
http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/5D1CAC412448B0428325757B00697DC7/$File/NT0003EF2A.pdf

² BARONI, Larissa Leiros. “Cresce empreendedorismo por oportunidade”. Publicado em 17/03/2009. Disponível em: http://www.universia.com.br/carreira/materia.jsp?materia=17493

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário!