segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Queremos pessoas com iniciativa! Será?

Por Ms. Samuel Lincoln
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Em todas as palestras de seleção, eu sempre escuto que as empresas estão buscando pessoas com iniciativa, que não fique apenas vendo a vida passar, que tenha uma atitude proativa blá-blá-blá...
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Eu concordo com tudo isso, porém gostaria de relatar como, geralmente, funciona nas empresas essa tão valorizada ‘Iniciativa’: Observem como o funcionamento do processo:
O funcionário identificou algum problema? Sim, ótimo, parabéns para ele!
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Ele teve iniciativa para resolvê-lo? Sim, melhor ainda, esse funcionário parecer ser bom mesmo!
A decisão dele resolveu o problema? Sim, parabéns pela sua iniciativa, você foi um exemplo. Se Não resolveu, “por que você foi se meter onde não foi chamado, se não sabia resolver, deveria ter ficado na sua”.
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Resultado: A atitude de tomar iniciativa não foi valorizada, e a pessoa pensará duas vezes na próxima vez que for ser proativo para resolver um problema que “não é seu”.
É óbvio que iniciativa+resultados é uma ótima combinação, contudo, pior é ter uma equipe em um marasmo sem fim.
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E agora? Gestores valorizem a iniciativa dos membros de sua equipe. Para isso serve o feedback, se o resultado não foi o esperado , explique e justifique ao funcionário. Nem tudo que deu errado, foi feito errado. E aos funcionários, não sejam apenas mais um na empresa, se deu errado, você será conhecido por ser “aquele-que-tentou”, se der certo, “aquele-que-tentou-e-conseguiu”, melhor do que ser “aquele-que-nunca-tentou”.

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