terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Qualidade a milhões de kW

Por Mariana Monteiro

_
Nossa primeira viagem será para uma visita técnica, no interior da Bahia, em Paulo Afonso. Nesta cidade, nasceu a CHESF - Companhia Hidroelétrica do São Francisco, como uma empresa produtora, transmissora e comercializadora de energia elétrica. Descrevendo brevemente seu perfil, a CHESF possui mais de 5 500 empregados, transmite energia para 8 estados, e sua economia mista rendeu um lucro de R$ 1,4 bilhão em 2008.

Acompanhada de um grupo liderado pelo Engenheiro Elétrico Jose Augusto (Divisão da Gestão da Qualidade da Operação - DOGQ - Recife/PE - Sede da Chesf), pude visitar as instalações da usina Paulo Afonso, uma das 4 presentes na cidade.

_
O engenheiro nos explicou que a CHESF foi fundada em 1945 , através de decreto, para que o potencial hidrelétrico do Rio São Francisco pudesse ser aproveitado. Hoje, a CHESF gera energia para os demais estados do Nordeste, com exceção do Maranhão. (a energia que a CHESF gera torna, então, a sua leitura deste blog possível, se você estiver no nordeste!).
_
E possível perceber facilmente pela foto abaixo um pouco da grande preocupação da CHESF para mitigar seus impactos ambientais. As usinas são construídas assim, convivendo com a natureza, sem desmatamentos desnecessários que garantem um ambiente de trabalho agradabilíssimo.
_

_
A CHESF ainda mantém parques nacionais, ações de monitoramento de ecossistemas aquáticos, flora, fauna, alem de ações de educação e saúde para a comunidade.
_
Ao entrar nas usinas, a mais de 30 metros abaixo do solo, e possível ver em um grande mural a política de Qualidade da Empresa estampada todos os dias para seus funcionários:
_
_
A CHESF iniciou sua busca pela qualidade total através dos simples círculos de controle da qualidade (discussões e reuniões sobre como fazer certo da primeira vez), passando a estar melhor acompanhada de Vicenti Falconi em palestras sobre Qualidade Total, e seguindo o modelo do próprio Falconi, foi dado inicio ao Programa CHESF de Qualidade e Produtividade. Após treinamentos intensivos de seus chesfianos, a empresa implantou o Programa 5S, o MASP (Método de Analise e Solução de Problemas), PDCA. Todo este caminho não foi fácil, e a CHESF enfrentou todos os problemas de falta de continuidade das ações, falta de conscientização da alta direção, porem quando a área administrativa decidiu que a qualidade seria uma ação estratégica em 2003, os problemas começaram a se resolver e a CHESF conseguiu a certificação ISO 9001/2000. Hoje a CHESF, 9 usinas e 33 subestações possuem certificação, sendo a Subestação de Aracaju a mais recente ao receber o reconhecimento da ISO 9001/2008. A empresa busca trabalhar nos 8 critérios previstos pela Fundação Nacional da Qualidade, inclusive sendo apoiadora do PROPEQ (Programa Pernambucano da Qualidade). Esta jornada e brilhantemente narrada por Carmen Fonseca em seu trabalho cientifico.
_
Na próxima foto, podemos ver a acessibilidade em pratica na empresa. Alem de Qualidade em Gestão, a CHESF recebeu da Associação Brasileira de Qualidade de Vida, o XII Prêmio Nacional de Qualidade de Vida em 2008 e foi considerada uma das 100 Melhores Empresas em Indicador de Desenvolvimento Humano Organizacional (IDHO) pela Gestão & RH Editora.
_
_
Visitar as usinas e subestações da CHESF nos garante um passeio por um colosso da Qualidade, motivo de orgulho de sua região, como cantado no hino da Cidade de Paulo Afonso: "...Eu vejo o nordeste erguendo a bandeira de ordem e progresso `a nação brasileira" alem de pelas paisagens como a da foto abaixo, na primeira Cachoeira Programável do Mundo.
_
_
"Ouço a usina feliz, mensageira dizendo com a forca da cachoeira: `O Brasil vai!`"
Trecho do Hino da Cidade de Paulo Afonso

Um comentário:

  1. Mari, querida!!! Parabéns! Adorei a cara nova do blog! Ja acompanhava desde os tempos do dueto. Essa equipe ficou show. Registradíssimo no meu google reader. bjs!

    ResponderExcluir

Escreva seu comentário!