quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Se mudando pra Rússia / Moving to Russia

ARTIGO BILÍNGUE (Português/inglês)
Por Mariana Monteiro

Se você quer saber mais sobre o mercado de internacionalização, vai ver que eu falei com a pessoa certa. Apresento a você Victoria Danchenko, uma russa que trabalha na Royal State Company, uma Joint Venture que nos últimos 200 anos tem trabalhado por todo o mundo, exceto a África. Victoria está trabalhando na empresa há 5 anos, e o trabalho dela é encontrar a localização adequadas para empresas que querem abrir um escritório na Rússia. Devo lhe lembrar que a Rússia faz parte do BRIC - Brasil (de onde este blog vem), Rússia, India e China: Economias Emergentes, mão de obra numerosa, economia e situação política estável, um PIB (Produto Externo Bruto) crescente e menores impostos; isto te dá alguma idéia sobre onde começar sua internacionalização? Bem, alguns dos clientes de Victoria são HP, Sony, Dell, Wella, LG e Unilever. Pense nisso!
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Os clientes de Victoria querem o melhor lugar pelo menor preço. Mas "melhor" varia de acordo com o tipo de companhia. Bancos, por exemplo, requeririam um prédio bem localizado no centro da cidade, com uma fachada elegante, enquanto as empresas de Equipamentos Eletrônicos prefeririam ficar longe do centro, mais ainda próximo a academias de ginástica, metrôs, outras fábricas e etc.
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Cada solicitação que um cliente faz para que Victoria ache a localização ideal para ele é um projeto. Os projetos duram geralmente de 3 a 5 meses e a equipe de trabalho é formada por um consultor executivo, um Consultor Principal e o Diretor do Projeto. Os consultores trabalham apenas um projeto por vez, e o diretor supervisiona até 3 projetos por vez. O preço mais baixo que se paga por um projeto é US 100 000,00.
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Victoria me explicou os passos dos projetos que acontecem em sua empresa:
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Passo 1: O Brief de Solicitação e o Plano de Trabalho
Quando o cliente vem até a Royal State Company (RSC), ele deve preencher um questionário com todas as suas necessidades (prédios grandes, pequenos, acessibilidade, localização, estilo, estacionamentos, etc) e isto será registrado no Brief de Solicitação, um documento que ajuda os funcionários da RSC a encontrar a localização mais adequada para seus clientes e manter registrado o que já aconteceu e o que ainda deve ser feito. Tendo o Brief em mãos, é hora de fazer o Plano de trabalho: documento que descreve todo o planejamento do projeto.
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Passo 2: Encontrando a melhor área
A equipe deve contactar os corretores e tentar cobrir todo o mercado imobiliário para achar a melhor área. Após encontrar algumas, a equipe deve organizar as visitas aos locais para checar a situação dos prédios e observar a eletricidade, o encanamento, as condições da construção e tudo mais para se certificar de que os prédios são bons o suficiente para os clientes. Depois, eles selecionam 50 prédios, depois os 10 melhores. Agora é a hora dos clientes escolherem 4 entre os 10, e desses 4 a equipe decida qual é o melhor.
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Passo 3: Negociação Comercial Que as negociações comecem!
Aqui é onde você pode ver que internacionalização não é só flores - você enfrentará uma cultura diferente. O mercado imobiliário russo não entende o quanto pode ser lucrativo para eles se estas empresas comprarem seus prédios e terrenos. Eles não facilitam as negociações, sendo resistentes demais e prolongando mais do que necessário.
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Passo 4: Conselho legal e o Pós venda
Agora é hora de chamar os advogados para analisarem o acordo a ser feito e mapear as diferenças entre as leis dos países envolvidos. Depois disso, a empresa pode assinar o acordo com o dono do terreno ou prédio. Acordo feito, o cliente responde um questionário de pós-venda com sua opinião sobre o trabalho da RSC. Todas as respostas serão analisadas pelo setor de vendas da RSC.
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Internacionalização não é barato nem fácil. Às vezes não tem como fazer sozinho, mas você poder contar com empresas como RSC para trabalhar pra você e Caio Maribondo pode lhe ajudar também, internacionalta! E nunca é demais ficar de olho em Victoria, porque uma das melhores coisas que o BRIC exporta são suas pessoas competentes.
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---- Versão em Inglês ----
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Moving to Russia
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If you want to know more about the internationalization market, you'll see I spoke with the right person for that! I introduce to you Miss Victoria Danchenko, a russian employee of a Royal State Company, a Joint Venture that, for the past 200 years has been working all over the world, save Africa. Victoria has been working there for the past 5 years and her job requires her to find a suitable location for companies that are searching for an office in Russia. I must remind you that Russia is part of BRIC - Brazil (from where this blog comes from), Russia, India and China: Emergent economies, numerous labor, stable economy and political situation,a growing Gross Domestic Product (GDP) and lower taxes; does that gives you some idea about where you should start your internationalization? Well, some of Victoria's clients include HP, Sony, Dell, Wella, LG and Unilever. Think about that!Victoria's clients want the best property for the least price. But "best" varies according to the type of the company. Banks, for example, would require a well localized building in the center with a posh front, whereas Eletronic Equipment Companies would rather be away from the center, next to new factories and facilities.The projects usually last 3 to 5 months, and the teamwork is 1 consultant, 1 Major consultant and a Director of the Project. The consultants work on one project at a time, and the director supervises three projects at a time. The lowest price for a project is US 100 000,00Victoria explained to me the steps of the projects that are happening inside her company:
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Step 1: Requirement Brief and Work Plan
When the client comes to Royal State Company (RSC), he or she must fulfill a questionnaire with all of his or her needs (big building, small building, acessiblity, localization, style, parking lots, etc.) and this will be registered in the Requirement Brief, a document that helps the employees to find the most suitable location for their clients and keep registered what is done and what is left to be completed. Holding the Brief in their hands, it's time to make the Work Plan, a document which describes all the planning of the project.
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Step 2: Finding the best property
The team has to contact builders and property owners, to try to cover the whole real state market to find the best property. After finding some properties, the work-team has to organize the visits to check the situations that the buildings are found, to check eletricity, plumbing, building condition, and everything else to make sure that the building is good enough for the clients. Next, they select 50 good properties, then the 10 best. Now the client is supposed to choose 4 of these 10 properties, and from these 4, the team chooses the best one.
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Step 3: Comercial Negotiation
Let the negotiations begin! This where you can see that internationalization is not always butterflies - you have to face a different culture. The russian real estate market doesn't understand how profitable it can be for them if these companies buy property. They don't make the negotiations easy, being overresistent and making the negotiations longer.
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Step 4: Legal Adviser and After Sale
Now it's time to call the lawyers to analyze the deal and bridge the gap between all the differences between law in these countries. After that, the company can sign the deal with the owner of the property. Deal done, the client answers an after-sale questionnaire to critique the RSC work. Everything will be analyzed by the RSC's Sales Sector.
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So, internalization is not that cheap and it's not that easy. Many times you can't do it alone, but you can count on companies like RSC to work for you and Caio Maribondo to help you out! And it's never too much to keep an eye on Victoria because you know, one of the best things that BRIC can export is their competent people.
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Edited by Zachary Tribbett

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