quinta-feira, 6 de maio de 2010

O Papel do Gestor de Recursos Humanos na Manutenção da Sustentabilidade


Por Mariana Monteiro
 


Em homenagem ao Dia Internacional do Planeta no mês de Abril (22), hoje o post será sobre Sustentabilidade. E ela está em tudo. Ano passado, uma pergunta foi feita: Qual o Papel do Gestor de Recursos Humanos na Manutenção da Sustentabilidade?


Para respondê-la, foi feita uma Pesquisa com três empresas que emitem relatório internacionalmente reconhecido GRI* (Global Reporting Iniciative). Como resultado, foram identificadas as ações abaixo:

- Recrutamento e Seleção que priorize candidatos locais, por incentivar o desenvolvimento regional;



- Estratégia de Cargos e Salários que façam uso de inovação, reconhecimento e divisão dos lucros/incentivo financeiros por cada ação sustentável;

- Planejamento de Carreira e Avaliação de Desempenho com feedback de cada ação sustentável feita pela força de trabalho;

- Treinamentos contra corrupção (agente nocivo a Sustentabilidade);

- Higiene e Segurança que monitorem os resultados sobre a saúde da força de trabalho. Idéia da Professora Dra. Célia Zago, executada por mim e pelo Professor Dr. André Gustavo Machado com participação de Amanda D'Amorim.


*O que é o Relatório GRI?

Global Reporting Iniciative é um Relatório emitido por Organizações que investem em Sustentabilidade sobre suas ações sociais, econômicas e ambientais. O relatório baseia-se em um modelo de Sustentabilidade seguido pelo mundo todo, por organizações como HP, Kellogs e Nestle.


Fonte da Foto: http://blogdepaisagismo.lopes.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário!