terça-feira, 4 de maio de 2010

O que é Psicologia do Consumo?

Por Ms. Samuel Lincoln
 
Por que o consumidor prefere a marca X em vez da Y? Como um cliente representa mentalmente sua marca favorita? Como um determinado comportamento de grupo pode influenciar outros grupos a serem favoráveis ou contra um produto? São perguntas importantes que podem definir o sucesso ou o fracasso de uma marca, produto ou serviço. Um profissional adequado para responder esta pergunta é o Psicólogo do Consumo.


Esta área do conhecimento tem o objetivo de identificar quais são os aspectos relacionados aos antecedentes da compra e o que envolve a tomada de decisão para adquirir um produto ou serviço. Será a propaganda? A influência dos amigos? Ou será que apenas o preço importa? Como podemos perceber a compra em si é apenas um dos aspectos que interessa.




Buscam-se identificar os valores pessoais, os estilos de vida, a influência social, envolvimento em mídias sociais, características da memória e percepção, e crenças dos consumidores, isto é, compreender de forma profunda os fatores humanos que interferem no consumo. Assim, é possível encontrar explicações para certo fenômeno ou estabelecer certo grau de poder preditivo do comportamento.Com posse dessas informações podem ser criadas ações de marketing e campanhas publicitárias direcionadas para um público conhecido e segmentado.

Daí, destacamos mais uma área de atuação da Psicologia do Consumo, o planejamento de campanhas publicitárias e a avaliação dessas campanhas perante seu publico alvo. Algumas empresas já se prejudicaram e retiraram seus comerciais de circulação por não agradar os consumidores, enquanto outras, através de pesquisas, mudaram completamente sua abordagem (Ex. Omo, por que se sujar faz bem; Dove, a verdadeira beleza) ou reposicionaram sua marca (Ex. Colcci, Havaianas, Pakalolo )


Para ser um bom Psicólogo do consumidor precisa estar atualizado, ser criativo, ter facilidade de identificar tendências, ser um bom conhecedor de metodologias para fazer boas pesquisas que fundamentem os argumentos, e saber inglês é diferencial, pois boa parte da literatura atualizada está na língua inglesa. Apesar do nome, a Psicologia do Consumo ainda é uma área pouco ocupada por psicólogos, mas que está em bastante crescimento

Sites recomendados

Grupo de Estudo e Pesquisa em Comportamento do Consumidor – Consuma: http://www.consuma.unb.br/
Blog do Psicólogo do Consumo Adam Ferrier (inglês): http://www.theconsumerpsych.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário!