quarta-feira, 28 de abril de 2010

Bate papo sobre mídias sociais no mundo empresarial


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Então pessoal, recebi uma visita ilustre aqui no Armazém, meu grande amigo Ricardo Oliveira. Conversamos muito sobre um tema bastante atual a relação entre “mídias sociais” e o mundo empresarial. Confiram!

Afinal, o que são mídias sociais?

De certa forma, são todas as mídias, já que toda comunicação entre humanos é social. Acontece que se convencionou chamar "Mídias Sociais", os ambientes online que podem ser usados, de alguma forma, como espaço para algum tipo de comunicação. De maneira sucinta: as redes sociais de Internet como Orkut, Twitter, Facebook, MySpace e afins sendo utilizadas como ferramentas de marketing, jornalismo, etc.


Como uma empresa pode utilizar as mídias sociais?
A princípio, em dois caminhos mais diretos: para comunicação interna ou externa. Ou seja, uma empresa pode usar as redes de relacionamento para melhorar sua comunicação com funcionários ou com clientes. O que mudam são as proporções, dependendo do escopo de cada organização. Nos dois casos, entretanto, o objetivo será sempre estreitar laços, estabelecer contatos diretos com os agentes de cada rede. É possível criar um blog interno para o diretor de uma multinacional interagir melhor com seus subordinados; assim como é possível criar um perfil no Twitter para informar de promoções quentes para os clientes. As possibilidades são inúmeras.

Quais os principais erros cometidos pelas empresas?
Em primeiro lugar, acreditar que as mídias sociais são algum tipo de mina de ouro ou "soluções para todos os problemas". Em segundo lugar, chegar a este meio com a mentalidade de uma comunicação "um-todos". Para os dois casos, é necessário afirmar que o segredo está em planejar, analisando quais as possibilidades, as práticas de consumo do seu público online, para então descobrir como a sua empresa deve estar presente nestes ambientes.

Pode citar algum exemplo de sucesso?
O exemplo que eu sempre divulgo, tanto por admirar as ações, como a própria concepção e lógica do empreendimento, é a grife de camisetas Camiseteria.com. Eles trabalham com uma dinâmica adaptada de um modelo americano: seus clientes é que produzem as estampas das camisetas, que são escolhidas através de uma votação online, rendendo premiações. Todo o sucesso da marca se deve a uma presença constante, adequada e coerente nas mídias sociais, já que a grife tem poucas representações offline (apesar do grande número de pedidos). Acompanhá-los no Twitter (@camiseteria), além de um dos seus criadores (@fseixas) é essencial para perceber os novos rumos do marketing para o varejo online.

Que dicas você daria para uma empresa que ainda não utiliza e deseja utilizar mídias sociais?
(1) Estar preparado para ouvir e dialogar - sem conversas sinceras não haverá avanço do relacionamento com o cliente, pois as mentiras se espalham rapidamente na rede;
(2) Entender que a nossa cultura é convergente, ou seja, os próprios usuários buscam suas mídias preferidas, seus caminhos de relacionamento com marcas, informações, etc.
(3) Pensar que "quem não está no Google não existe", logo, é necessário descobrir qual o melhor modo de estar online, entretanto, sem desprezar a força monumental que as mídias de massa possuem na maioria dos casos.

Algo a acrescentar?
É importante buscar profissionais qualificados no assunto, que tenham experiência nas mídias tradicionais também. Existe um grande número de "analistas de mídias sociais" por aí, se auto-proclamando algo que não são (pois sabem no máximo das tecnologias e pouco das dinâmicas sociais da rede).

Agora me diga, quem é Ricardo Oliveira e como encontrá-lo?
Ricardo Oliveira é paraibano, pesquisador/mestrando da convergência midiática e das redes sociais no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB. É autor do livro "Blogs - Cultura Convergente e Participativa" e palestrante sobre cultura digital. E-mail: ricardo@diversita.com.br / twitter: @diversita

É isso aí pessoal, também aguardo sua visita aqui no Armazém!
Um grande abraço e até a próxima!
Sim...aproveitando o embalo, meu twitter é @samuellins

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