domingo, 13 de junho de 2010

A escalação


E se encararmos nossas empresas como um time de futebol? Como seria o esquema tático (e porque não dizer posicionamento estratégico!?) e em que setor do campo (estrutura organizacional) cada departamento estará atuando para que o time (empresa) possa sair vitorioso?



Penso que o camisa 01, o goleiro, será o departamento financeiro, pois, se não tivermos alguém que possua competência para saber distribuir a bola (recursos) e viabilizar as jogadas (projetos), além de proteger a meta das iniciativas do adversário (concorrente), o time não terá segurança para atacar e conquistar a vitória.

Avançando um pouco temos os três defensores. Considero que os departamentos jurídico (03), contábil (04) e o departamento da garantia da qualidade (05) farão bem esse papel, garantindo a legalidade, organização fiscal e nível adequado e consistente da qualidade do produto ou serviço prestado.

Nas laterais os departamentos de logística (06) e de TI (02) farão a ponte entre a base e o ataque, levando a bola (matéria-prima, recursos, tecnologia e informação) da defesa ao ataque e sempre ajudando da mobilidade do meio campo.

No meio campo podemos encontrar o departamento administrativo (10), RH (08), e compras e armazenagem (07). O administrativo deve coordenar as jogas, usar da criatividade para driblar o adversário e inovar nas estratégias para que o time não fique previsível. O departamento de Recursos Humanos está no meio campo também pela sua necessidade de está presente onde se tem maior fluxo de pessoas e para garantir que o time possa avançar. Daria a bracelete de capitão ao RH. O nosso camisa 07 atende de DP de comprar e armazenagem  e será o "cão de guarda" da defesa, segurando no meio o campo todas as iniciativas do adversário que venha explorar nossa falha na falta de recursos (sejam eles comprados e armazenados).

E no ataque depositamos nossas esperanças no departamento de marketing (11)  e no departamento comercial (09), para concluírem as jogadas convertendo em gol.

No banco de reservas temos o técnico do time ou seja o CEO da empresa, que tem a responsabilidade de montar o esquema tático e fazer as alterações no momento oportuno para que o time não perca volume de jogo.

E aí, gostou da escalação desses jogadores? Como seria sua?

Obs.: Departamento administrativo com a camisa 10? É isso mesmo, não posso perder a oportunidade de valorizar minha profissão, não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário!