quarta-feira, 21 de julho de 2010

8 tendências mundiais para o mercado varejista

Por Ms. Samuel Lincoln
 
Quais são as principais diretrizes para quem deseja expandir o seu negócio? Estas perguntas foram respondidas pelo Professor Ricardo Pastore do Núcleo de Estudos de Varejo da ESPM, baseado nas informações trazidas do 99º Congresso de Varejo de Nova York, na palestra promovida pela CDL-Paraíba na última sexta-feira (16/07).



O ExpressoGQ compareceu e agora vamos compartilhar com vocês as principais tendências citadas pelo professor.



Todos falam que o Brasil é a bola da vez! E somos mesmo! Não é a toa que somos o B do BRIC e do BRIK, e não foi por acaso que fomos capa da Revista The Economist em Outubro passado.


Observem: Em Dez/2008, os EUA tinha 102 mil shopping center, isso mesmo, 102 mil, enquanto que no Brasil, até o final de 2010, terá apenas cerca de 400. Sabe onde os investidores americanos foram orientados a investir? 1)China? Não, pois mesmo sendo uma superpotência econômica, ela não é um estado democrático; 2) Índia? Não, porque tem uma varejo desorganizado e não há mercado; 3) Canadá? Também não, devido ao seu mercado consumidor restrito (cerca de 35 milhões de habitantes); 4) Brasil? Certa resposta! O país foi indicado como o melhor destino.

Então, a maré está boa para todos, mas crescer em um cenário favorável não é mérito para ninguém, deve-se aproveitar este momento para crescer eficazmente, pois apenas o futuro dirá se o crescimento foi apenas quantitativo, ou se também cresceu com qualidade. Primeira Tendência: Oportunidade Brasil

Segunda tendência: Inovar, Inovar e Inovar, este é o lema. Inovação é o caminho mais curto para quem deseja crescer e permanecer no mercado. Já dizia meu pai, em tempos de CRISE, tire o “S” e CRIE, e ainda continuo, CRIE SEMPRE, não apenas em tempos de crise. Para expandir é preciso inovar, e não apenas repetir fórmulas que já deram certo no passado. Por exemplo, vejam a nova loja da Emporio Armani na famosa 5ª avenida e compreenda o que é ser inovador no varejo:


Para quem não sabe por onde começar na inovação, segue o link de um bom material, o Manual de Oslo-Proposta de Diretrizes para Coleta e Interpretação de Dados sobre Inovação Tecnológica, que tem o propósito de guiar e padronizar conceitos e mótodos, na elaboração de indicadores de P&D (http://vai.la/TRe ).

A terceira tendência é a Sustentabilidade como forma holística na admistração do negócio e não apenas uma parte da gestão. A quarta trata da importância da estratégia multicanal para alçancar os consumidores, pois a geração Y está aí, e se torna cada vez mais necessário integrar as lojas virtuais com as presenciais, afinal chega de conflito de divergência de informação. A quinta tendência aborda a intensificação da comunicação interativa no ponto-de-venda, ou melhor, ponto-de-relacionamento, nos dias de hoje é imprescindivel proporcionar aos clientes experiencias memoráveis através de um bom atendimento consultivo, ou seja, é preciso que o consumidor vivencie a experiencia de compra como valor, sendo esta a sexta tendência.

As duas últimas tendências são: O fenômeno das redes sociais que devem fazer parte da linguagem do cotidiano empresarial, pois ela é essencial para se comunicar com os clientes, multiplicar fâs e atrair seguidores para sua marca. E o novo paradigma do luxo, é preciso traduzir o que é luxo para o cliente, o consumidor não busca apenas preço, mas conveniência e experiência, eles não adquirem apenas produtos de marca, mas desejam comprar conceitos e adquirir o valor que as marcas proporcionam.

Por fim, fica a Dica da Planet Retails para quem quer ser líder no mercado varejista: 1) Percepção de valor, 2) Serviços ao cliente; 3) Conveniência; 4) Simplicidade nos processos; 5) Controle de Estoque; 6) Shopper Centricity (Gestão da Empresa direcionada para o Cliente)
O ExpressoGQ já estava por dentro destas tendências, revejam alguns dos nossos posts sobre o temas:

- Gestão Empresarial Socioambiental: http://vai.la/MKi

- Bate papo sobre mídias sociais no mundo empresarial: http://vai.la/LmZ

Professor Pastore, seja sempre bemvindo em nossa cidade, e desejamos que volte outras vezes aqui. Caros leitores, recomendamos que sigam o professor pelo twitter: @varejo_espm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário!