quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A influência da propaganda no consumo do álcool

Por Samuel Lins

Caros leitores,


Nada melhor do que bons estudos científicos para embasar nossos
argumentos. Encontrei duas pesquisas que além de ser relevantes, abordam o
tema da Cerveja no marketing.


Muitos estudos têm demonstrado que gostar das propagandas
comerciais tem relação com o uso do produto. No caso do álcool não é
diferente, pesquisas indicam que a apreciação da propaganda tem relação
direta com crenças positivas referente a bebidas alcoólicas, e com a
expectativa positiva de consumi-las no futuro. Assim, sabendo que os jovens
são um público bastante vulnerável ao consumo do álcool, pesquisadores da
Universidade Federal de São Paulo realizaram um estudo com 133 estudantes
do ensino médio de uma escola pública, que comprovou a relação entre a
apreciação e exposição a propagandas de cerveja com o consumo de álcool
(Leia pesquisa completa http://vai.la/X3u ).



Outra pesquisa, realizada por pesquisadores da Universidade Federal
de Viçosa, estudou nove marcas de cervejas brasileiras tipo Pilsen, a fim de
verificar a influência da embalagem na aceitação do produto. Os resultados
apontaram que muitas vezes a embalagem realmente é um fator determinante
e influencia na aceitação de algumas cervejas para o consumo. (Pesquisa
completa http://vai.la/X3u )


Que outra variável você acha que também contribui para o consumo de
cerveja?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário!