Bem sabemos que é uma tendência de mercado o crescimento de trabalhadores autônomos como também que a crise é a mola do desenvolvimento e da criatividade, mas isso não retira o dever do Estado criar meios para o desenvolvimento individual dos cidadãos.
Já ouvi personagens públicos defenderem a idéia de que se “você está desempregado, então é porque você precisa empreender”, utilizando o desemprego e a crise como motivos para dar ao Estado razões para lavar as mãos e isentar de sua responsabilidade, para que cada um construa seu próprio emprego. Em vez da falta de emprego ser vista como conseqüência da ausência de políticas públicas, é colocada como a causa para o incentivo ao empreendedorismo. Uma coisa não invalida a outra.
O Charlatanismo também rodeia o mundo empresarial
De forma geral, o que tenho visto nessas palestras e cursos que falam sobre empreendedorismo, é uma tentativa de capacitação instrumental. Assim, ao término do curso, a pessoa que se submeteu já teria adquirido todas as ferramentas para ser um bom empreendedor. Será?
Quando observamos, os conteúdos dessas aulas são caracterizados por competências instrumentalistas voltados para interesses econômicos, como se fossem “combos” de Empreendedorismo, um pacote fechado de competências que dá pouca margem para a criatividade, induzindo muito mais a um conhecimento teórico, e pouco prático e vivencial. Ou seja, é um pacote de competências, que pouco tem relação com o desenvolvimento pessoal e social, sendo tentativas de vender um pacote “faça-você-mesmo” rotulado como “aprenda a ser empreendedor”.
(Não poderia deixar de falar do reconhecido programa desenvolvido pelo SEBRAE, o EMPRETEC, quem não fez, recomendo!)
Existe Empreendedorismo no Ensino superior?
Será que vale a pena uma disciplina da universidade sobre empreendedorismo? Não sei bem a resposta, mas é difícil acreditar que em uma disciplina consigamos passar para o alunado “ensinos” sobre empreendedorismo, principalmente por que muitos professores nunca empreenderam.
Cá entre nós, veja os exemplos de empreendedores e pergunte quantas aulas ele já teve. Muitos casos de empreendedores de sucesso foram por iniciativa própria e não foi ensinado ou nunca sequer ouviram falar disso. Será que ter disciplinas de empreendedorismo resolve? Ou seria melhor desenvolver um programa pedagógico que desenvolvesse a iniciativa dos alunos durante todo o curso?
No próximo post eu continuo...
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