quinta-feira, 31 de março de 2011

A falácia do Empreendedorismo 2

Continuando....



Quem disse que empreender é abrir seu próprio negócio?

Outra confusão que se faz é que para ser empreendedor significa abrir seu próprio negocio, partindo desse principio, se todos fossem empreendedores faltariam funcionários, então o que dizer do funcionalismo publico? Quantos não são empreendedores nos seus trabalhos, mudando o seu ambiente, sendo mais eficiente, e levando para frente uma bandeira de eficiência organizacional (o que chamamos de intra-empreendedorismo), e vou mais adiante, não apenas na esfera do trabalho, mas no âmbito pessoal.





O Sucesso é financeiro?

A Idéia que ser um bom empreendedor é quando se obtém o sucesso, ou melhor, sucesso financeiro! E quantos não concluíram sonhos de planos devido a tenativa anterior dos que tentaram antes? Os antecessores não foram empreendedores?





Muitos fracassam! É verdade! Retomando o principio pedagógico de que, que o erro é o caminho para o acerto, errar faz parte, conheço muitas pessoas que são empreendedoras, que desenvolvem suas idéias, que buscam formas e estratégias, e lutam para que seus desejos e planos dêem certo, pode até ser que não aconteça. as melhor do que tentar e não conseguir é nunca ter tentado, ser empreendedor é uma disposição de querer acertar e de querer levar a frente uma idéia. Quantos erros e fracassos uma empreendedor não acumula? Este filme mostra uma lista de fracassado, como Michael Jordan, Thomas Edison e Abraão Lincoln.

Os maiores fracassados do mundo




Mas afinal, o que é um empreendedor?

Para mim ser empreendedor consiste em três fatores: 1) Uma idéia; 2) Coragem: e 3) Oportunidade. Não necessariamente nessa ordem. Um empreendedor de sucesso resulta de uma experiência prática, de uma história de vida junto com uma disposição interna, não se ensina somente, mas se promove meios para ser.
Somos um país em potencial, devemos ser empreendedores, não no sentido de abrir um próprio negocio, mas de ter disposição, de buscar nossas realizações, e de ficar atentos para as oportunidades.

Claro que, dicas, informações, e a promoção de situações ótimas de desenvolvimento, devem ser o papel das instituições, dos líderes e professores, o que questiono não é tanto a forma, e sim o conteúdo. Este não é um texto essencialmente revolucionário, seu objetivo é levar-nos a uma reflexão para que sejamos seres humanos críticos e solidários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário!