quarta-feira, 9 de março de 2011

Vamos mais uma partida?

Explore a sua visão sistêmica em estratégias que façam expandir o seu negócio, mantendo-o competitivo, inovador e sustentável. Essa é a proposta de um novo mercado em expanção: Os games que nos ensinam a administrar.

Conheça agora os 07 jogos mais populares, indicados pela revista Exame, nessa nova forma de se obter aprendizado profissional.






 
Belts Challenge: O jogo de tabuleiro foi desenvolvido para participantes com níveis mais avançados sobre a teoria do Seis Sigma. No começo da disputa, cada um dos jogadores recebe uma carta com os objetivos que deve cumprir e recursos dos quais dispõe para tal. Tudo deve ser feito em prol da melhoria dos processos da empresa, que só acontece se os jogadores responderem corretamente às perguntas feitas, aplicando os recursos apostados em cada rodada. Na medida em que acertam as questões, mais recursos são ganhos para serem aplicados novamente. Se a resposta estiver errada, há desperdício e o jogador não recebe nada para investir na próxima rodada. No final do desafio, ganha quem conseguir cumprir primeiro os três objetivos propostos no jogo.
 

Capitalism II: Além do aprimoramento estratégico, esse jogo permite a aplicação de conhecimentos em várias áreas da administração, como cadeia de suprimentos, marketing, recursos humanos e finanças.
 






 



Explosão da Inovação: Mais do que um tradicional brainstorming, esse jogo de tabuleiro estimula a produção de ideias inovadoras de forma descontraída. A criatividade é a ferramenta para se desviar dos problemas do cotidiano das empresas e propor soluções inovadoras. As ideias que surgirem são desenvolvidas e aperfeiçoadas, e aquele que trouxer as melhores propostas e ainda dar uma mãozinha nas sugestões dos colegas vence o jogo.


Manufactura: O objetivo desse jogo é eliminar desperdícios e reduzir custos, que tem como princípio básico a forma “enxuta” de se fabricar. Os jogadores precisam ficar de olho no cliente sem perder de vista a qualidade da produção. Isso implica em melhorar as fábricas fictícias, cheias de deficiências na capacidade e nas condições de funcionamento. Quem tiver o maior lucro no total de rodadas leva a melhor.



Negócio Sustentável: É voltado para gestores de negócios e de pessoas, empresários, executivos, empreendedores e trainees, o jogo usa uma linguagem própria das situações de gestão, negociação e sustentabilidade e representa uma nova forma de pensar dos empreendimentos e a importância da colaboração para continuar crescendo no atual ambiente competitivo.

 

The Corporate Machine: Dominar o mercado que sua empresa ocupa. Esse é o objetivo principal desse jogo de computador voltado para as estratégias de negócios. Nele, o jogador deve criar uma companhia em um dos quatro ramos industriais pré-definidos: automotivo, aviação, computação e refrigerantes. Depois disso, ele deve dominar seu mercado, abocanhando uma fatia de 55% a 65% dele, dependendo do tamanho da concorrência.


 
  Quem Sabe PartiCIPA: É uma alternativa mais divertida e instrutiva. Com base na norma da CIPA (Comissão Interna de Prevenção Acidentes), os participantes devem responder corretamente às perguntas sobre vários temas, como normas regulamentadoras, equipamentos de proteção, mapa de risco, classe de fogo, universo CIPA e áreas da fábrica.

2 comentários:

  1. Atenção Mari!!! Isso dá um FCEQ viu?? Parabéns o blog está incrível...Beijos!

    ResponderExcluir

Escreva seu comentário!