quarta-feira, 1 de junho de 2011

De aluno a professor: lecionando Administração

O graduado em Administração que ingressa em uma especialização, MBA ou mesmo em um mestrado tem muitos opções aqui no Brasil. Já existem dezenas de universidades e centenas de faculdades que oferecem uma diversidade de mestrados e doutorados nas áreas pública e privada vários cursos, desde gestão financeira domiciliar, passando por gestão ambiental até gestão de petróleo. O problema é que o número de bolsas de estudo ou ajudas de custo oferecidas aos calouros, às vezes, é inversamente proporcional ao número de vagas oferecidas.

Sendo assim, muitos dos alunos buscam outras maneiras de auferir renda para se manter no curso e uma delas é lecionar. Porém, muitas vezes eles não têm o preparo adequado, ou seja, terão que aprender “na marra” (como diz lá em Palmares/PE), como aconteceu comigo. Mas como minha mãe diz, “a gente aprende mais rápido é apanhando mesmo”. Então, aí vão algumas dicas:





1. Preparação e envio do currículo: O primeiro passo, claro, é preparar o seu currículo. Apresente o lattes só se for solicitado, se não faça um currículo resumido, colocando tanto as experiências como técnico e como professor (caso as tenha). Depois espalhe o currículo em quantas instituições de ensino você puder, seja pública (geralmente o Município e o Estado contratam por contrato) ou privada. Melhor ainda se tiver algum contato em uma dessas instituições. Geralmente os seus colegas de curso já lecionam em faculdades e podem lhe ajudar muito. Não se esqueça de atentar para as datas das seleções. O início pode iniciar de dois meses a uma semana antes de iniciar o semestre, vai depender da instituição.

2. Elaboração das aulas: passando na seleção agora é se preparar psicologicamente e, muito, materialmente. Como nosso curso é bastante requisitado há grande possibilidade de sua primeira turma ter entre 30 a 60 alunos por sala, não tenha medo. Primeira coisa que se deve lembrar: NÃO É MAIS UM SEMINÁRIO, portanto estude bastante. Tente preparar toda a sua disciplina, aula por aula, sempre utilizando estudos de caso, debates e dinâmicas. Para o debate prepare-se bem, pois com certeza aparecerá “aquela” pergunta que você terá que dar um jeito ou de respondê-la ou de deixar o questionador certificado de que irá receber a resposta.

3. Muita calma nessa hora: dependendo da sua aparência (principalmente se tiver entre 23 a 27 anos de idade) não lhe darão muita credibilidade no início e estarão sempre lhe testando, afinal você pode parecer um dos colegas de sala que se aventurou e teve sorte. Por isso, quando chegar a hora de começar a primeira aula, principalmente a primeira aula, mostre suas credenciais e tenha convicção naquilo que diz; fale com segurança e sempre, sempre, esteja embasado em algum autor ou autores.

4. Torne-se um deles: se você está na faixa etária dos alunos, tente enturmar-se durante os intervalos ou antes de começar as aulas. Seja você mesmo, mostre o seu jeito de ser durante as aulas, como você é com os seus amigos e conhecidos, assim passará naturalidade e talvez arranque algumas risadas da turma. Mas cuidado para não exagerar na amizade porque pode lhe prejudicar no momento da avaliação.



DICA FINAL: Assim que iniciar o curso, caso não tenha bolsa de estudo e queira lecionar durante o curso já prepare algumas aulas das disciplinas básicas de Administração, Introdução à Administração, Gestão de Pessoas, Marketing, Logística, entre outras. Não será difícil que peçam para apresentar uma aula no mesmo dia em que lhe recrutarem.

É isso! Boa sorte na sua primeira turma e estude sempre.

3 comentários:

  1. Queria parabenizar o blog pela diversidade de suas publicações. Quem está prestes a se formar em administração, se depara com as dicas e diversos caminhos trilhados pelos colunistas e convidados, ajudando na escolha do futuro que deseja seguir. Até mesmo quem já terminou e não sabe ainda o que fazer. Administradores estão aí para ganhar seu espaço, mostrando qualidade e fazendo a diferença em qualquer caminho que ele escolha, numa carreira acadêmica, no meio privado ou num órgão público. Então, nada melhor que serem reconhecidos em suas atribuições onde quer que tenham escolhido trilhar seu sucesso. A qualidade do profissional não deve ser mensurada pelo emprego e instituição que ocupa, mas pelas mudanças e melhorias provenientes de suas ações.

    E gostei de ver as constantes melhoras e atualizações do blog! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. É uma honra para mim ter como colega de trabalho (lazer instrutivo) novamente um profissional do gabarito do Geyson Eliakim. Da última vez que nos vimos há uns 4 anos, era um jovem determinado a enfrentar os desafios de um recém formado. Hoje é um pai de família, mestre, servidor público (por mérito de concurso)e blogueiro colunista do ExpressoGQ. Seja bem vindo e que suas mensagens compartilhadas neste "recinto" sejam fonte de inspiração para nós e nossos leitores.

    Forte abraço

    Danilo Arcanjo

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pelo prestígio que deleita, meu caro Danilo.

    Sara, creio que o blog está mostrando a face das oportunidades que possui o profissional em Administração. O leque é vasto e temos que explorá-lo, seja na área pública e privada. Espero realmente ter passado um pouco da minha primeira experiência como professor. Senti muita falta de dicas como essas quando comecei, por isso e por ter sido uma das primeiras situações que enfrentei quando me formei, decidi estrear com ele.

    Abraços a todos e vamos em frente.

    ResponderExcluir

Escreva seu comentário!