terça-feira, 5 de julho de 2011

Dicas efetivas para se trabalhar em casa (Trabalhar em Casa Pt 2)

Não vou dizer pra ninguém deixar de olhar facebook/twitter/o que seja nem pra ser organizado e disciplinado porque todo mundo que decide trabalhar em casa deveria nascer assim ou se transformar nisso antes de começar! Isso é totalmente possível, acredite.

Considerando que todo mundo fez a lição de casa, vamos a resolução dos empecilhos que podem ocorrer:


Resolvendo a movimentação em casa






"Adapte seus horários de trabalho aos demais horários da sua vida doméstica." (Gina Trapani, do Life Hacker)
Exemplo: É, talvez até Obama, mas você não vai ficar se frustrando porque nunca trabalha das 07h às 12h porque nesse meio tempo a empregada chega, as crianças vão pra escola, ou o que seja, se não se programar para trabalhar nesse horário. Durma enquanto as crianças estão na escola e esteja acordado para jantar com eles e trabalhar depois que eles dormirem! Você pode inclusive não dividir horários, mas sim os resultados que devem ser originados em cada turno.


Resolvendo os incovenientes que acham que você não está trabalhando

"A linguagem é importante. Nunca diga ‘trabalho em casa’. Diga ‘meu escritório é em casa’, ou ‘trabalho para o escritório a partir de casa’." Ricardo Santos do Papo de Empreendedor
Deixe bem claro para todos que aquele é seu ambiente e horário de trabalho e que não, você não pode pegar a roupa na lavanderia, olhar os filhos do vizinho e muito menos receber visitas frequentes.


Resolvendo o cérebro que acha que é domingo

"Descubra o que é necessário para sinalizar a todas as esferas da sua mente que você está em 'modo de trabalho' – vestir-se com a roupa que usariam para ir ao escritório, pegar café, ouvir determinados programas de TV, dar uma volta na quadra" (Gina Trapani, do Life Hacker)
Sugiro também o bom e velho fone de ouvido para abafar os barulhos da casa, um despertador te alertando sobre a sua deadline e um escritório como o que veremos na parte 3 dessa série.


Resolvendo a Ausência de Secretária:



"Um call-center, onde tenho um telefone com meu número comercial e uma atendente que recebe as ligações em meu nome e até faz o acompanhamento de propostas ou liga para clientes para obter alguma informação ou documento quando necessário. Hoje você pode terceirizar as atividades de uma secretária." (Mario Persona, trabalhando em casa há 10 anos, Entrevista Gestão e Negócios)
Vale essa dica, vale investir e contratar uma mesmo, vale desligar o fixo de casa, vale usar os filhos de secretária, vale estabelecer horários periódicos para consultar o celular particular.

E você que tem mais experiência nisso, incluiria quais dicas? Ou quais problemas? Duvido que exista um guia definitivo para trabalhar em casa, sempre esbarraremos em nós mesmos e nossas distrações. A questão é o que você quer dos seus objetivos. Daí não tem barreiras, antes disso a primeira é saber.

Leia a parte 1 deste post aqui: http://vai.la/28fQ (Trabalhar em casa Pt 1: o Por Quê)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário!