segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O que o trabalho voluntário nos ensina sobre gestão?


No ultimo mês de Julho tive a oportunidade de ir para a cidade de Nuneaton (Inglaterra) para trabalhar quase um mês como voluntário na organização YWAM (Young with a mission) ou como conhecemos no Brasil, JOCUM (Jovens com uma missão). Foi um momento onde eu estive com pessoas e famílias de vinte nações, de diferentes idades, costumes e culturas, uma experiência fantástica. E como todo administrador tem suas manias, tomei algumas notas de aprendizado.
  
     1. Cada coisa no seu lugar
A Língua oficial era o inglês, mas sempre se falava o “spanglish” e o “portunhol”, alem da mistura de sotaques de todos os lugares. Assim, muitas vezes não era fácil de coordenar, por isso, era sempre muito importante ter cada pessoa, função e atividades bem definidas. Era impressionante como isto fazia a diferença, tabelas, horários e atividades descritas para o bom andamento.




2   2. Sinergia
Outra coisa que me chamou a atenção foi eu ter me dado bem com pessoas de outras nações, que muitas vezes, mesmo com meu inglês-nordestino, conseguia me comunicar, e o mais interessante era se comunicar sem falar, que mesmo sendo de culturas diferentes, havia uma empatia e uma sinergia no trabalho que superava qualquer boa “comunicação em inglês” . Gente é gente em todo lugar! O fator humano ultrapassa qualquer metolologia.

3. Ideologia
Fazer um trabalho voluntário sempre nos ajuda a rever nossos conceitos e ideais que estamos aplicando em nossas vidas. Sempre pensamos que vamos lá para ajudar, e somos nós os que mais recebemos. Ajuda-nos a refletir sobre o que estamos fazendo para melhorar o mundo vivemos, e ter a plena certeza que cada um pode fazer sua parte, enquanto cidadãos desse mundo, administradores, enquanto pessoas
Recomendo!
Agora, uma coisa que eu aprendi, que não tem muita relação com gestão, foi fazer bolas de sabão gigantes! Também recomendo!


Por fim, ainda aperfeiçoei meu Inglês!

Um comentário:

  1. Gostei muito, foi bom ler isso e relembrar esses momentos :)
    Abraço de uma espanhola que ta no Brasil para um brasileiro la em Portugal (se ainda ta la) ^^

    ResponderExcluir

Escreva seu comentário!