domingo, 6 de novembro de 2011

Seu negócio vale bilhões?

É difícil empreender e fazer o seu negócio crescer? Deixá-lo sustentável, seguro e ainda mantendo a essência da inovação na mente dos colaboradores?

Se tudo isso der certo, em quanto tempo você acha que poderá afirmar que o negócio ficou bilionário?


Conheça 8 empresas que podem afirmar isso, sem precisar de uma super estrutura ou de milhares de colaboradores.

 

 

Airbnb: US$ 1 bilhão


A plataforma, que permite que viajantes aluguem espaço na casa de outras pessoas ao redor do mundo, é uma das novatas no clube do bilhão. A startup – que recebeu aportes até do ator Ashton Kutcher – entrou para o seleto grupo das bilionárias depois de um aporte de 112 milhões de dólares. Seu valuation é de 1 bilhão de dólares. As reservas de apartamentos feitas pelo site cresceram 800% no ano passado e seguem aumentando até 50% ao mês.

Livingsocial: US$ 3 bilhões


Na onda das compras coletivas, o LivingSocial premia quem indica amigos para comprarem uma oferta. Em mais 25 países, o site entrou para o clube do bilhão neste ano, quando recebeu uma rodada de investimento de 400 milhões de dólares, o que elevou o valor da empresa a 3 bilhões de dólares.

Dropbox: US$ 4 bilhões


O serviço de armazenamento de dados na nuvem surgiu em 2007, pelas mãos de formandos do MIT. A startup já recebeu aportes de mais de 7 milhões de dólares de vários fundos de investimento, como Sequoia Capital e Accel Partners. As receitas da empresa estão na casa dos 30 milhões de dólares ao ano e a avaliação mais recente definiu o valuation em 4 bilhões de dólares. Este valor foi fixado depois que a startup recebeu 250 milhões de dólares em investimento.

Twitter: US$ 7 bilhões


A euforia com o Facebook pode ter sido, em partes, responsável pelo entusiasmo dos investidores com o Twitter. Evan Williams e Biz Stone lançaram a rede de microblogs em 2006. Dois anos depois, o Facebook teria feito uma oferta de 500 milhões de dólares pela empresa. Em 2009, um grupo de investimento injetou 100 milhões de dólares na startup, que passou a valer por volta de 1 bilhão de reais. No final do ano passado, a empresa já havia mais que triplicado seu valuation, passando para 3,7 bilhões de dólares. Com um novo modelo de receita baseado em publicidade, o Twitter saltou para 7 bilhões de dólares em sete meses.

LinkedIn: US$ 9 bilhões


A rede social de profissionais foi criada em 2003 e passou a ser muito usada para busca de empregos. Em 2010, quando recebeu um aporte do fundo Tiger Global Management, a empresa tinha um valuation de 2 bilhões de dólares. Em janeiro deste ano, o LinkedIn fez sua estreia na bolsa de Nova York e, um dia após o IPO, seu valor de mercado passou para 9 bilhões de dólares. Hoje, mais de 100 milhões de pessoas estão cadastradas no site, que ganha um milhão de novos usuários por semana.

Zynga: US$ 15 bilhões


Também se preparando para um IPO, a criadora do Farmville acredita que seu valor é de 15 a 20 bilhões de dólares. Os jogos da empresa no Facebook têm mais de 200 milhões de usuários ativos. A oferta de ações da Zynga deve levantar 1 bilhão de dólares. Ao contrário de algumas startups que ainda não tiveram lucro, como o Groupon, a Zynga registrou um lucro de 90,5 milhões de dólares no ano passado. Apesar da crise, algumas fontes garantem que o IPO da empresa sai ainda neste ano.

Groupon: US$ 19 bilhões

Depois de muitos capítulos, a novela do IPO do Groupon chegou ao fim com 700 milhões de dólares como resultado da oferta. Essa foi a maior abertura de capital de uma empresa de internet desde 2004, quando o Google foi para a bolsa. Com isso, o pioneiro e líder mundial em compras coletivas foi avaliado em 19 bilhões de dólares. O Groupon tem três anos de mercado e, entre 2010 e 2011, sua receita mensal cresceu de 11 milhões para 89 milhões de dólares.


Facebook: US$ 50 bilhões

A rede social mais usada no mundo foi criada em 2004 e entrou para o clube do bilhão dois anos depois, quando o Yahoo fez uma oferta de 1 bilhão de dólares pela empresa. Mark Zuckerberg rejeitou. Em 2007, a Microsoft investiu na empresa, que passou a valer 15 bilhões de dólares. Em janeiro deste ano, foi a vez do Goldman Sachs colocar dinheiro na rede social e o valuation foi de 50 bilhões de dólares. Muitos críticos ainda defendem a tese de que este valor está muito além da realidade.



Fonte: Exame
Imagens: Internet; O Iluminado (1980)

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