quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Afiando o Machado


Quando ouvi a expressão “afiando o machado”, em um grupo de discussão de consultores há algumas semanas pensei: que coisa mais óbvia, essa expressão deve ser antiguíssima.
O pensamento estava correto: é óbvio e repetitivo. Mas o que realmente estou (estamos) fazendo para afiar o machado?

 
Pensando melhor sobre isso, tentei imaginar o que melhor poderia substituir o termo “machado” por algo mais moderno, talvez um “serra elétrica”, mas o conhecimento não é uma peça que se troca.
Mesmo que o machado não apresente a mesma característica do conhecimento: somar e se multiplicar através da divisão (sempre quis contrariar a matemática, abraço Nelmara), precisa ser afiado uma hora ou outra.
Isso significa atualizar e ampliar o entendimento sobre a dimensão dos conceitos que já conhecemos, além é claro, de incorporar novos.
 
Mas onde podemos afiar o machado?
 
Achar um esmeril que preste não é tarefa difícil, mas é preciso diferenciar uma boa afiada de uma simples “amoladinha”.
 
Afiar o machado não significa adquirir novos conhecimentos, significa aprofundar os que já possuímos. Para isso, vale a pena “pensar fora da caixa”, participar de uma imersão, viajar e conhecer outras realidades, conversar, debater, discutir, debater e ser convencido por outros argumentos. É preciso mais do que uma boa palestra ou um bom curso. É preciso aplicar prática de gestão de excelência em sim mesmo, estruturar seu processo de benchmarking pessoal. Gostei disso.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário!