quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Estude fora sem sair do Brasil

Ano passado eu escrevi o post "Quero estudar fora! E agora? ". De fato, hoje em dia há dezenas de opções para aqueles que têm interesse de estudar fora do país, desde a graduação, cursos de especialização, mestrado, doutorado, etc..

Contudo, mesmo com tantas possibilidades, ainda sim é difícil. Afinal, não é do dia para a noite que se pega uma avião e vai morar em outro país para estudar (apesar de que, este tipo de decisão as vezes é tomada de forma impulsiva).

“Eu queria muito fazer um curso de qualidade em uma instituição reconhecida internacionalmente, mas não tenho tempo, dinheiro, coragem, oportunidade, etc.” É para você que diz isso que eu escrevo o post de hoje.

Como assim Samuel, você quer dizer que eu posso continuar morando no Brasil, e mesmo assim fazer um curso em uma universidade estrangeira? Sim, é exatamente isto que eu quero dizer.

Hoje eu vos apresento o www.coursera.org . Uma plataforma de mais de 190 cursos de nível superior sobre diversos temas (sociologia, psicologia, engenharia, gastronomia, física, matemática, medicina, estatística, economia, etc..), e que qualquer pessoa pode se matricular e estudar. A inscrição é fácil e rápida.

São mais de 30 universidades ( Ex:  Universidade de Stanford ,Washington, de Londres, Priceton, Michigan, etc) espalhadas por todo o mundo  (Estados Unidos, Israel, Canadá, Japão, Inglaterra, França, etc). Os professores também são de altíssimo nível.

A plataforma também oferece um ambiente de interação com os alunos do curso, onde você tem a oportunidade de interagir com gente de diversas partes do globo. Há avaliações e exercícios como qualquer curso. A maioria dos cursos emitem um certificado de conclusão para os alunos que fizerem seu dever de casa.

Sinceramente, eu estava bem desconfiado quando vi este site pela primeira vez. Atualmente, estou fazendo dois cursos, um de estatística e outro de escrita científica, e devo confessar que estou apaixonado por esta nova ferramenta.

Todos os cursos são em inglês, mas alguns deles disponibilizam de legendas em inglês, espanhol e português.

Uma outra plaforma é a www.edx.org , desenvolvida simplesmente pelo MIT, Harvard e Universidade da Califórnia.  São apenas 7 cursos. Fiz minha inscrição em um curso, que ainda não começou, por isso não tenho muito o que falar. Mas com certeza, pelo nível destas instituições, deve ser de extrema qualidade.

Pois é, acabou de vez a desculpa de que você nunca teria a oportunidade de fazer um curso em uma excelente universidade estrangeira. Agora é meter a cara nos livros, ou melhor, no computador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário!