terça-feira, 9 de outubro de 2012

Pepsi, pode ser? Pode não!


               Eu, particularmente, não gosto de pepsi *. Pode haver vários motivos por trás deste “desgosto”. O primeiro, pode ser porque desde criança a maioria das pessoas bebe Coca-Cola e dizem que é a melhor e a mais gostosa, e por imitação eu passei a gostar, e a repetir os argumentos. O segundo motivo, as propagandas da Coca-cola sempre são mais divertidas, atraentes e tem as promoções mais legais. E o terceiro, pelos dois motivos anteriores, e por realmente achar o sabor da Coca-Cola mais gostoso.


               E o que falar da Pepsi? É a segundona, que tem o desejo utópico de ser a primeira. Parece time da segunda divisão do campeonato brasileiro que nada muito e sempre morre antes da final, ou com a Rede Record com o slogan “A caminho da liderança”, e eu realmente acredito que ela esteja no caminho da Globalidade, caminhando, caminhando…Afinal, quem espera sempre alcança e devagar se vai ao longe…

               O que eu não gosto das últimas campanhas da Pepsi é ela se auto-sugerir como uma opção melhor do que a Coca. Eu acho irritante quando vou ao restaurante e escuto “Não tem Coca, só Pepsi, pode ser?” – “Pode não! Tem Guaraná? Sprite? Sukita? Água com gás?” - respondo.

      Até Hollywood já fez piada com a Pepsi. No filme “A invenção da mentira”, o qual eu recomendo, que se passa em uma cidade onde todos falam a verdadem há uma breve propaganda da marca anunciando “Pepsi, quando eles não têm Coca”.



                                  


[versão em Francês]
    
E agora com a nova campanha “questione, mude, beba Pepsi”, onde tenta trazer algo revolucionário, como se o consumidor, ao pensar melhor, fosse mudar sua preferência.



               Tudo bem, devo admitir que a idéia de fazer piada com o seu posicionamento (2º) é extremamente apreciável e divertida. Mas eu acho inadequada para uma campanha de tanto tempo. Se fosse um viral seria mais do que aceitável e recomendável. Contudo, em vez de se diferenciar, ela reforça sua posição de eterna segunda colocada. Parece candidato político que quer conseguir votos na ultima semana de eleição.

               No próximo post trarei alguns exemplos de marcas que fizeram piada com suas fragilidades.

 *  Com todo o respeito a você que prefere a Pepsi! Ou você  que odeia a Coca-Cola por qualquer motivo que seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário!