terça-feira, 7 de outubro de 2014

Decidi, quero fazer um doutorado. Ok, mas por onde começar?

Este post foi escrito por Shirley Luanna Genuíno, Doutoranda em Administração pela UnB, Participação Especialíssima


Quando concluí o Mestrado, pensava que nunca mais iria querer fazer qualquer coisa parecida, foram tantas leituras, análises, artigos, seminários, congressos, e a pílula dourada cujo codinome é dissertação (alguns a chamam de filho, mas particularmente não gosto dessa analogia, pois eu pretendo ter uma relação muito mais carinhosa com meu filho).

Confesso que aprendi mais em dois anos do mestrado do que nos quatro da graduação, por que o nível de exigência é bem maior. Por isso, pensava que aquele título era o suficiente. No entanto, com o passar de algum tempo, por mais insano que possa parecer, eu senti a necessidade e a vontade de fazer um doutorado.

Então, o que eu precisava fazer?

1º passo: visitar o site da CAPES e analisar quais são os cursos recomendados e suas respectivas notas. O Doutorado já começa com nota quatro e suas variações vão até sete. Quanto mais alta a nota melhor conceituado é o curso.

2º passo: visitar o site de todas as universidades que você considerou que possuíam recomendações interessantes.

3º passo: fazer uma busca no site das universidades os editais dos processos seletivos anteriores. Observem os seguintes pontos: linhas de pesquisa disponíveis, número de vagas, etapas do processo, pré-requisitos, etc.
*Essa análise tem que ser cuidadosa. Você deverá estudar a viabilidade de morar em outra cidade. Infelizmente, as bolsas são restritas, então, pensar em como será sua manutenção faz parte da análise.

4º passo: preparar-se para os processos seletivos. Cada universidade tem liberdade para elaborar suas etapas. Dessa forma, não há padronização. Normalmente, o processo é composto por: teste da ANPAD, experiência profissional, publicação acadêmica, pré-projeto de tese, e prova oral (que é uma entrevista onde você irá defender seu pré-projeto e falar um pouco sobre suas aspirações profissionais).

Fiz tudo isso, e hoje sou aluna da linha de pesquisa Inovação e Estratégia do doutorado em Administração da Universidade de Brasília - UnB.

Agora vamos para os desafios parte 2: ambientar-se em uma nova cidade, e conhecer a realidade do dia a dia do curso.
Primeiro, antes de começar as aulas, fiz uma visita curtinha à cidade. O propósito foi encontrar um lugar legal para morar. Procure algo perto da universidade. Avalie os custos com transporte, tempo, e estresse no trânsito. Existem muitos sites especializados em aluguel de imóveis, além daqueles que a pessoa física pode anunciar diretamente.

Dia a dia no curso - A quantidade de material para leitura possui a mesma intensidade que no mestrado, porém os professores esperam um pouco mais de profundidade nas análises, em virtude da maior titulação.
Não posso negar que há uma pressão maior, porém essa pressão é o que nos movimenta. Então, não dá para dizer que é fácil, mas o que nessa vida que tem valor é fácil?

Se você quer fazer, planeje-se, analise os editais, estude, faça um pré-projeto com carinho, e boa sorte!! 

Um comentário:

  1. Convivi com a Shirley Luanna na UFPB e, confirmo a sua determinação e empenho nos estudos. Ler seu post me faz relembrar as nossas conversas, naquela época, permeadas de entusiasmo e boas expectativas a respeito da pós-graduação...Sucesso Shirley, você merece! Até a próxima!Um abraço!Fabiana (Fabi) :)

    ResponderExcluir

Escreva seu comentário!