sexta-feira, 30 de outubro de 2009

10 erros que um chefe não pode cometer

No meu dia-a-dia, seja na indústria a qual faço parte, ou no contato com as pessoas das empresas que tenho prestado consultoria e colegas de outras organizações, o assunto vira e mexe e bate na mesma tecla: os chefes não demonstram liderança.

Será que isso é verdade?
_
Antes de afirmarmos uma resposta para essa pergunta, apresento o vídeo a seguir, o qual é uma resposta do Max Gehringer a Mariana, uma gestora que acaba de ser promovida para um cargo de chefia e pede orientações para não cometer erros cruciais em sua gestão junto a sua equipe.





E aí? Seu chefe tem apresentado alguns desses erros? Você como líder, tem cometido alguns desses erros? Já sentiu as consequências que tais erros pode causar em sua gestão e na cooperação com os outros departamentos da empresa?

Se você percebeu que sua ficha está suja com seus liderados e que sua chefia só tem existido de fato no organograma da empresa, cuidado! Pois, assim como no futebol, quando o time não se encontra e não consegue apresentar os resultados esperados, a tendência não é trocar o time. Isto seria muito oneroso. A atitude prudente a ser tomada é trocar o técnico, aquele que o chefe, o líder que deve motiva, educar, treinar, inspirar confiança, honestidade, transparência e ética.

Inverter a ordem natural das coisas, pode ser um importante passo para salvar seu modo de gerenciar. Seja um facilitador, um membro da equipe, comprometendo-se com o sucesso e insucesso de cada subordinado seu. Você é pago pra isso! Resolver problemas e apresentar os melhores resultados mediante a situação que a empresa se encontra.

Some forças para o atingimento dos objetivos planejados; crie, ouça e mostre como deve ser executada a rotina de cada membro da equipe de acordo com os objetivos planejados; permaneça presente aos canais corretos de informação para prontamente, remover obstáculos; inverta a hierarquia não se acomodando no pensamento que todos devem ir até você; e corra junto com todos em busca do grande propósito da empresa e seja constante na busca dele.

Esse é o conceito do século 21 de como um líder deve liderar para o sucesso.
_


Fonte: CBN; O Monge e o executivo

Um comentário:

  1. Adorei essa postagem! acredito que com esses 10 passos melhorariam demais as coisas na empresa que trabalho! continue assim! abraços e vamos em frente!

    ResponderExcluir

Escreva seu comentário!