quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Quero empreender, mas não sei em quê

Por Diego Galindo

_
Quando estamos dispostos a abrir um novo negócio, geralmente, temos apenas uma idéia e a coragem. Porém, não acontece assim para todos. Muitos possuem todas as características necessárias para se tornarem empreendedores de sucesso, mas a lâmpada amarela ainda não acendeu nas suas cabeças. O que fazer em uma situação como esta? É o que irei abordar hoje na coluna Do Latim Coraticum.
_
Atenção!
_
Antes de entrarmos nos assunto, devemos estar conscientes de que o negócio a ser aberto necessita gerar motivação para quem o comanda. Pois, no início, a empresa não andará sozinha e automaticamente depositará o nosso salário quando não estivermos trabalhando com energia e dedicação suficientes. Sendo assim, vamos à busca de uma idéia que nos motive e seja rentável.
_
Encontrando a idéia para o seu negócio
_
Idéias, como sabemos, chegam sem hora nem lugar marcados. Em algumas pessoas elas são mais freqüentes e em outras, menos. A relevância delas também é outro fator, este com ainda mais variantes. Sabendo disso, empregados passam a vida aguardando uma boa idéia chegar para largarem seus empregos e serem seus próprios patrões. Porém, para quem espera sentado muitas vezes elas não chegam, e isso não deve acontecer com empreendedores de verdade. Sejamos proativos então!
_
Fazendo uso da nossa habitual pressa, o que devemos fazer aqui é ampliar as ocasiões que nos geram idéias, ou até mesmo procurar algumas já prontas para o início do nosso sonhado negócio. Sendo assim, preparei para vocês algumas dicas que seguem abaixo:



  • Empreendedores tiram idéias de oportunidades. Esteja atento para as que passarem e as aproveite. Vivencie diversas ocasiões e esteja de mente aberta como um bom observador;



  • Fique ligado no mercado. Perceba as tendências, os novos nichos de mercado, o que as grandes corporações precisam e o que o mercado consumidor exige.



  • Mantenha-se informado. Participe de eventos (Feira do Empreendedor do SEBRAE e a Feira de Franquias da ABF são boas pedidas), leia jornais e revistas (A consagrada Pequenas Empresas Grandes Negócios e Exame PME são ótimas leituras), visite blogs, sites e qualquer lugar que tenha informação útil, sendo este julgamento final da responsabilidade de cada um.



  • Converse com o SEBRAE. A Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário está sempre solícita quando o assunto é o apoio ao empreendedor e pequeno empresário brasileiros. Lá você encontrará uma ótima variedade de atividades e recursos disponíveis.



  • Procure idéias prontas. Para aqueles que desejam dar o seu toque empreendedor em algum tipo de negócio já existente, separei alguns sites úteis onde estão disponíveis as mais variadas idéias de negócio. Faça bom proveito!
    - SEBRAE Idéias de Negócio: Conta com várias oportunidades de negócio bem definidas e estudadas. Elas estão relacionadas por ordem alfabética e o futuro empreendedor ainda pode filtrar pelo setor de atuação.
    - Cool Business Ideas: Um site em inglês com idéias bem diferentes. Vale à pena conferir, é um dos meus favoritos.
    - Boas Idéias: Portal com notícias relevantes e boas idéias na seção “Oportunidades”.
    - Springwise.com: Também em inglês, é considerada uma das maiores fontes de inspiração para novos negócios._
Ainda não encontraram a idéia para o novo negócio? Persistência é uma das características primordiais de um empreendedor de sucesso. Continuem tentando! E não deixem de comentar aqui se encontrarem ou se tiverem algo a falar. Até a próxima!

2 comentários:

Escreva seu comentário!