sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Comprou sem querer? Entenda o porquê! – parte 1

Por Ms. Samuel Lincoln_

_ Quem nunca foi passear e entrou em uma loja, viu um produto, e rapidamente decidiu comprá-lo? Este tipo de comportamento é super comum de observar aqui no Armazém. Comigo mesmo já aconteceu várias vezes, e com você? Se já aconteceu saiba que você comprou por impulso.
_


Li na pesquisa do POPAI (2006) que cerca de 21% dos consumidores brasileiros foram impulsionados na hora da compra. Já uma pesquisa realizada pela Sense Envirosell estima que 15% das compras feitas em supermercados são por impulso.
_

A compra por impulso é caracterizada pela espontaneidade do comportamento despertado a partir de um estímulo visual direto no ponto-de-venda, ou alguma ação promocional. No momento que o consumidor se envolve na compra por impulso há uma extrapolação dos seus estados emocionais, gerando um baixo controle cognitivo sobre sua decisão. Como se fosse uma ação automática acionada por impulsos psicológicos em que avaliação das alternativas é deixada de lado.
_

O consumidor vivencia um estado de conflito em que avalia a recompensa imediata oriunda de sua compra por impulso, e devido ao anseio gerando pela impulsividade da compra as conseqüências negativas são ignoradas.
_

Contudo, compras não planejadas e por impulso não devem ser consideradas um fenômeno patológico, mas em vez disso, considerar como um típico hábito de consumo contemporâneo, especificamente do ambiente de varejo. E não devemos confundir a compra por impulso com a compra por compulsão.
_

A compra compulsiva é caracterizada pela vontade de comprar constante, como forma principal de compensar uma ansiedade exacerbada. Este tipo de compra é crônica e cíclica. O indivíduo se comporta de maneira perturbada e tensa na hora da compra, e após o ato da compra recai sobre ele um sentimento de culpa por agir dessa maneira. De fato, a principal diferença entre as duas formas de compra é que a primeira se refere ao produto adquirido, e a segunda diz respeito ao comportamento da compra.
_
Mas o que faz uma pessoa comprar por impulso? Na próxima semana conversaremos mais sobre isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário!