O Gestão-Qualidade apresenta aos leitores, seu primeiro artigo sobre gestão Socioambiental! E neste primeiro tendo também estreia Ana Carolina Vital, autora do artigo que faz sua primeira participação especial no GQ.
Quem é Ana Carolina?
Ana Carolina é formada em administração de empresas pela UFPB, mestranda em administração na linha de Sustentabilidade pela UFPE, pesquisadora do GIPES - Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Sustentabilidade.
Iniciou sua carreira profissional na Empresa Junior de Administração, tendo atuado também no setor público, como consultora da Prefeitura de João Pessoa e nos últimos anos tem desenvolvido experiências de trabalho no terceiro setor, como consultora de uma agência de microcrédito paraibana e também no apoio ao desenvolvimento institucional de uma Organização não Governamental Francesa com escritório na Paraíba.
_Iniciou sua carreira profissional na Empresa Junior de Administração, tendo atuado também no setor público, como consultora da Prefeitura de João Pessoa e nos últimos anos tem desenvolvido experiências de trabalho no terceiro setor, como consultora de uma agência de microcrédito paraibana e também no apoio ao desenvolvimento institucional de uma Organização não Governamental Francesa com escritório na Paraíba.
Gestão Empresarial Socioambiental
por Ana Carolina Vital
Mudanças climáticas, insegurança alimentar, crises energéticas, mudanças de ecossistemas, aumento do nível do mar, consumo consciente, gestão de resíduos. Não, você não está no blog errado. Esse não é um blog ambientalista. Mas ao contrário do que pode parecer, esses assuntos têm tudo a ver com gestão E qualidade.
A gestão empresarial socioambientalmente responsável envolve o repensar de toda a produção e distribuição da empresa. O que fazer com a imensidão de lixo produzida diariamente? Onde arranjar energia para produzir em tempos de apagão? Como atender às demandas da base da pirâmide sem perder qualidade?
Para os donos de negócios, o dilema: diminuir a margem de lucro para investir em transparência, logística reversa e tecnologias limpas?
Para os gestores e consultores, o desafio: agregar a preocupação socioambiental às práticas de gestão que visam o máximo de lucro com o mínimo de investimento.
Para os consumidores, uma reflexão: deve-se punir uma empresa por práticas social e eticamente condenáveis como a exploração do trabalho infantil, o preconceito e a manipulação de informações contábeis?
A temática da gestão responsável suscita debates tempestivos, mas extremamente relevantes em nossos tempos de furacões, terremotos, tornados e tsunamis: o que diferencia gestão estratégica de recursos humanos de responsabilidade social interna? Até que ponto as empresas devem estimular o consumo por meio do marketing (generalizando o termo) ou da obsolescência planejada dos produtos? É realmente possível ser mais lucrativo sendo socioambientalmente responsável?
Esse texto tem mais intenção de provocar do que trazer verdades, pois quando se fala de sustentabilidade e responsabilidade empresarial, sobram perguntas e faltam respostas. Vale a pena se aventurar por esse redemoinho de idéias, conhecer práticas criativas e se inspirar para inovar! O mundo agradece.
Oi Ana,
ResponderExcluirO tema é mesmo complexo e as perguntas ficam cada dia mais latentes, além das respostas serem cada dia mais urgentes. Penso que mais importante do que responder a todas as perguntas seja conseguir enumerar a sua prioridade.
Valeu pelas reflexões, Parabéns!
Aninha, quanto tempo! Fiquei super feliz ao ler seu texto! Acho que complementou bem um vídeo que a Mariana havia postado a pouco tempo, e tocou num ponto que deve ser discutido incansavelmente! Parabéns
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