quinta-feira, 8 de abril de 2010

A Excelência é uma questão de opção!

Por Danilo Arcanjo


Ah! Quanto tempo faz que eu não paro pra tomar esse cafezinho! Bem, o Café com Gestão é sempre um momento de reflexão e de compartilhar. Antes desse break estávamos no meio das edições do “Administração é Isso!” quando fomos interrompidos por forças maiores, já dominadas. Naturalmente, vamos retomar os assuntos nos próximos dias e semanas, mas gostaria de propor alguns intervalos com temas variados  para diversificar o bate papo.    




Conhecer empresas e gestores já está virando rotina (não que isso seja ruim, até porque no meu negócio é fundamental), mas é incrível a variedade de perfis que encontramos por aí. Por isso, caro gestor-leitor, preste atenção na situação que vou descrever:
Um dia desses encontrei um sujeito assim, “paradão”.., despreocupado.., satisfeito com um desempenho regular da empresa.. Propus então alguns questionamentos que seriam capazes de suscitar um verdadeiro debate entre Michael Porter e C.K. Prahalad, quando tão logo verificada a estratégia de custo, certamente inconsciente e incompleta.

No desenrolar da breve conversa contra-argumentei diante de uma *declaração infeliz do cara sobre gestão e qualidade, obviamente que se tratava de um “desconhecimento profundo” sobre o assunto, e concluí após esse episódio, me convencendo que realmente “A excelência é uma questão de opção!”, um slogan que utilizamos em nossa empresa (Foccus Consultoria) que faz muito sentido, principalmente quando deixa de ser um clichê. 

Esse é um caso real do dia-a-dia que se enfrenta como consultor, uma receita pouco nutritiva de falta de conhecimento, falta de ação e falta de espírito empreendedor em muitos aspectos, gerencialmente um deles também.
_
Particularmente, acho que nós profissionais de administração e ciências correlatas precisamos avançar mais no que diz respeito à conscientização e à mobilização dos empresários, gestores, lideranças, tomadores de decisão, e todos os tipos de definições existentes para essas pessoas, incluindo os governantes, para que a excelência seja de fato uma opção concreta na gestão das organizações.
* A declaração permanecerá  oculta para manter a confidencialidade dos fatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário!