segunda-feira, 5 de abril de 2010

Especialista ou Generelista

Por Tarcyo Alves

Interessante como o mercado de trabalho vem se aprimorando com o passar dos anos. E este post vem com uma dúvida que quero dividir com vocês: Qual o profissional que faz a diferença em uma empresa, o especialista ou o generalista? Para melhor entendermos essa situação, lembrei de duas histórias que podem nos ajudar a 



A primeira é do Consultor Max Gehringer, onde ele conta a história de um faxineiro de uma empresa X, chamado Zé. O Zé é aquele funcionário ímpar, que realiza todas as suas funções de forma exemplar, cumprindo todos os seus deveres da melhor maneira possível.

Até que um dia, em seu horário de almoço, ele conhece um consultor que no momento está prestando serviço na empresa. Eles conversam bastante, e no final, o Consultor lhe dá uma dica: Porque você não tenta se especializar em sua área? Mesmo que seja a faxina, porque você não se torna o faxineiro especialista, conhecedor de todas as maneiras corretas de faxina, começando a trabalhar com planejamento de limpeza, utilizar alguma ferramenta de qualidade que possa auxiliar no seu serviço, e no final, você poderá apresentar relatórios para seus superiores, mostrando a importância de seu serviço e os resultados obtidos. Depois poderá ministrar palestras na área e coisas do tipo. É apenas uma idéia, mas pense como uma forma de crescimento profissional seu.
 
Empolgado, o Zé começou a estudar, ler artigos e assuntos envolvendo qualidade e faxina. E assim aos poucos ele começou a implementar tudo que estava aprendendo, e todos começaram a notar as mudanças realizadas pelo Zé. Sempre recebendo elogios, o Zé começou a utilizar seu tempo para realizar planejamento, montar relatórios, começou a ser chamado para ministrar palestras sobre o tema, e entendendo que tinha se tornado um profissional especialista, decidiu pedir um aumento.

Mas ao solicitar esse aumento acabou tendo uma surpresa: estava sendo DEMITIDO. Com tantos afazeres, planejamento e relatórios, o famoso Zé esqueceu apenas de uma coisa: realizar seu trabalho de forma eficiente como antes. Seu foco estava em coisas além do que simplesmente necessitava seu trabalho, chegando ao ponto dele ser desligado da empresa.
A segunda história é mais conhecida, é a famosa história do Pato. Não se preocupem que não é a história do ovo do pato e do ovo da galinha (sempre falada quando se trata de marketing). Para quem ainda não ouviu falar, a história conta que o Pato é uma ave que se sobressai entre as outras, pois é a única que consegue correr, voar e nadar, ou seja, ela seria completa, pois sobrevive em três tipos de ambientes diferentes certo? ERRADO!


Aos que não sabem, o Pato nada muito mal, corre muito mal, e voa apenas por pouco tempo, ou seja, ela não faz nada direito! Quem não conhece um profissional que pensa que sabe tudo, mas apenas conhece muitas coisas superficialmente, muito mal, como o pato? São profissionais generalistas, que conhecem um pouco de tudo, mas que não possuem uma única especialidade.
Depois dessas histórias eu pergunto novamente, quem faz a diferença, o especialista ou o generalista? Na época de Taylor, os profissionais tinham que se especializar em alguma função do processo produtivo. Ultimamente tenho ouvido bastante alguns palestrantes falarem que um bom profissional tem que conhecer de tudo um pouco, que não adianta saber apenas de uma coisa, mas de várias ao mesmo tempo. Não basta ser Administrador, você tem que ser Administrador, contador, economista e se possível advogado! Parece absurdo, mas o mercado muitos vezes cobra isso!  Então como responder a seguinte questão?
Segundo minha humilde opinião, o sucesso para a felicidade pessoal e profissional está no equilíbrio das coisas. Não adianta só se especializar em uma única coisa, se especialize, mas estude outras coisas também, e também não adianta tentar saber de tudo superficialmente, saiba de tudo um pouco, mas tenha uma especialidade, uma característica profissional que o destaque. Talvez não seja tão fácil saber se você é um especialista ou um generalista, mas um bom profissional tem que conhecer a si próprio, onde acredito que um profissional que busca sucesso, como tudo na vida, precisa de equilíbrio! Equilíbrio este que faltou ao nosso amigo Zé, e também ao Pato. Espero que o mesmo não falte a VOCÊ!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário!