quinta-feira, 1 de abril de 2010

Feedback GQ #02

Leia agora o Feedback aos posts: 



Não ser mal educado é um bom atendimento?
Por
Samuel Lincoln

Sara Barbosa
(http://minhasperipeciasss.blogspot.com/) disse... No caso do comércio na Paraíba, não ser tratado com cara feia é um ótimo atendimento. Não sei que treinamento é dado pelas empresas, que não distingue "atendimento" de "fazer favor ao cliente" e grande parte acredita que sorriso é cortesia para poucos. No caso do artesanato, você deveria ter falado com sotaque de outro lugar para ter o atendimento adequado. Ali é lugar de turista não é de paraibano não! Ou pelo menos na concepção deles...


Patrícia de Medeiros Nóbrega disse... Concordo com Sara, atendimento é uma lacuna muito expressiva no mercado paraibano. Uma pergunta tão simples como:"gostaria de ver mais alguma coisa?", lembrando que os poucos que perguntam isto contatam-se com um "não" e pronto...por que não oferecer? Uma famosa história que ouvimos em administração é de um vendedor que foi oferecendo, oferecendo e vendeu um barco, conjunto de pesca e quando perguntaram o que o cliente foi procurar, eis a surpresa: "ele me perguntou se aqui vendia absorvente". Sobre as lojas do artesanato, se a pesquisa fosse feita no andar superior com vista para a av. Rui Carneiro, de certa encontrarias cordialidade e uma loja em especial que visitei tem a proatividade que falta na maioria...fui procurando brinco e saí com vários outros itens. Parabéns pelo blog. Sucesso!

Resposta do Samuel:
Realmente Sara, nosso Mercado paraibano ainda tem muito que aprender. Não tinha atentado pelo fato de que ’ser turista’ seria um diferencial no atendimento. O que pensei foi “se aqui é para atender bem e o atendimento é assim, turista nenhum voltará” . Na próxima vez vou desenrolar um portunhol e observar o resultado.
Patrícia, de fato, muitas vezes entramos em uma loja procurando “x” e levamos “y”, algo tão simples, mas que muitas vezes passa despercebido. Algo que eu não quero deixar de considerar é que muitas vezes o mau atendimento é reflexo do clima organizacional e de problemas internos na empresa, como baixos salários e elevada sobrecarga de trabalho, por exemplo. Se lembrar o nome da loja, vem aqui registrar!
Obrigado pela participação de vocês, e voltem sempre!

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A Rosa dos Ventos
Por Filipe Andson


Elizabeth Rodrigues disse... Filipe, ao ver sua coluna com o nome bússola tive a curiosidade de acessar, mesmo sabendo que seria alguma orientação. Parabéns, por disponibilizar esse vídeo contendo palavras fundamentais que pode nos ajudar a chegar ao SUCESSO pessoal e profissional, dentre elas a que me chama mais atenção é PLANEJAMENTO, sendo ela importante pois em tudo devemos nos planejar.

Resposta do Filipe: Olá Elizabeth, Bom saber que você se identificou com a bússola que apresentamos. Concordo plenamente com você, que esses elementos indicados na bússola, são fatores que possibilitam o alcance dos objetivos pessoais e profissionais de cada um de nós. Planejamento! Realmente é fundamental. Vou escrever sobre o modelo de planejamento que costumo implementar em consultoria e já convoco sua participação no comentário, ok? Elizabeth continue participando e use sempre sua bússola! Abraço.

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Se mudando pra Rússia / Moving to Russia
Por Mariana Monteiro

Caio Maribondo disse...
Ei Mari... Fiquei super curioso nessa sua entrevista!! Até que ponto no processo ela dá o suporte? Ela também presta consultoria na área de gestão de expatriados??
bjos

Resposta da Mariana:
"Caio, que bom que você ficou curioso! Para deixar mais claro, ela dá suporte no processo até a venda! Por exemplo, ela não ajuda a empresa a comprar os móveis, a trazer funcionários, a decorar a empresa, isso não. Isso é outro departamento, outra empresa. Quanto aos expatriados, de fato, não sei te informar porque nosso papo não foi até este assunto, porém abaixo está o e-mail dela para que você possa entrar em contato! palome81@noil.ru"


2 comentários:

  1. Que orgulho!!!!

    vocês tem feito um ótimo trabalho.

    parabéns.

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  2. Agradecemos professora Kátia!

    Sua presença no Expresso é sempre bem vinda!!

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