- Se mudando pra Rússia / Moving to Russia
- A Rosa dos Ventos
- Não ser mal educado é um bom atendimento?
Não ser mal educado é um bom atendimento?
Por Samuel Lincoln
Sara Barbosa (http://minhasperipeciasss.blogspot.com/) disse... No caso do comércio na Paraíba, não ser tratado com cara feia é um ótimo atendimento. Não sei que treinamento é dado pelas empresas, que não distingue "atendimento" de "fazer favor ao cliente" e grande parte acredita que sorriso é cortesia para poucos. No caso do artesanato, você deveria ter falado com sotaque de outro lugar para ter o atendimento adequado. Ali é lugar de turista não é de paraibano não! Ou pelo menos na concepção deles...
Patrícia de Medeiros Nóbrega disse... Concordo com Sara, atendimento é uma lacuna muito expressiva no mercado paraibano. Uma pergunta tão simples como:"gostaria de ver mais alguma coisa?", lembrando que os poucos que perguntam isto contatam-se com um "não" e pronto...por que não oferecer? Uma famosa história que ouvimos em administração é de um vendedor que foi oferecendo, oferecendo e vendeu um barco, conjunto de pesca e quando perguntaram o que o cliente foi procurar, eis a surpresa: "ele me perguntou se aqui vendia absorvente". Sobre as lojas do artesanato, se a pesquisa fosse feita no andar superior com vista para a av. Rui Carneiro, de certa encontrarias cordialidade e uma loja em especial que visitei tem a proatividade que falta na maioria...fui procurando brinco e saí com vários outros itens. Parabéns pelo blog. Sucesso!
Realmente Sara, nosso Mercado paraibano ainda tem muito que aprender. Não tinha atentado pelo fato de que ’ser turista’ seria um diferencial no atendimento. O que pensei foi “se aqui é para atender bem e o atendimento é assim, turista nenhum voltará” . Na próxima vez vou desenrolar um portunhol e observar o resultado.
Patrícia, de fato, muitas vezes entramos em uma loja procurando “x” e levamos “y”, algo tão simples, mas que muitas vezes passa despercebido. Algo que eu não quero deixar de considerar é que muitas vezes o mau atendimento é reflexo do clima organizacional e de problemas internos na empresa, como baixos salários e elevada sobrecarga de trabalho, por exemplo. Se lembrar o nome da loja, vem aqui registrar!
Obrigado pela participação de vocês, e voltem sempre!
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A Rosa dos Ventos
Por Filipe Andson
Elizabeth Rodrigues disse... Filipe, ao ver sua coluna com o nome bússola tive a curiosidade de acessar, mesmo sabendo que seria alguma orientação. Parabéns, por disponibilizar esse vídeo contendo palavras fundamentais que pode nos ajudar a chegar ao SUCESSO pessoal e profissional, dentre elas a que me chama mais atenção é PLANEJAMENTO, sendo ela importante pois em tudo devemos nos planejar.
Por Filipe Andson
Elizabeth Rodrigues disse... Filipe, ao ver sua coluna com o nome bússola tive a curiosidade de acessar, mesmo sabendo que seria alguma orientação. Parabéns, por disponibilizar esse vídeo contendo palavras fundamentais que pode nos ajudar a chegar ao SUCESSO pessoal e profissional, dentre elas a que me chama mais atenção é PLANEJAMENTO, sendo ela importante pois em tudo devemos nos planejar.
Resposta do Filipe: Olá Elizabeth, Bom saber que você se identificou com a bússola que apresentamos. Concordo plenamente com você, que esses elementos indicados na bússola, são fatores que possibilitam o alcance dos objetivos pessoais e profissionais de cada um de nós. Planejamento! Realmente é fundamental. Vou escrever sobre o modelo de planejamento que costumo implementar em consultoria e já convoco sua participação no comentário, ok? Elizabeth continue participando e use sempre sua bússola! Abraço.
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Se mudando pra Rússia / Moving to Russia
Por Mariana Monteiro
Caio Maribondo disse...
Ei Mari... Fiquei super curioso nessa sua entrevista!! Até que ponto no processo ela dá o suporte? Ela também presta consultoria na área de gestão de expatriados??
bjos
Resposta da Mariana:
"Caio, que bom que você ficou curioso! Para deixar mais claro, ela dá suporte no processo até a venda! Por exemplo, ela não ajuda a empresa a comprar os móveis, a trazer funcionários, a decorar a empresa, isso não. Isso é outro departamento, outra empresa. Quanto aos expatriados, de fato, não sei te informar porque nosso papo não foi até este assunto, porém abaixo está o e-mail dela para que você possa entrar em contato! palome81@noil.ru"
Por Mariana Monteiro
Caio Maribondo disse...
Ei Mari... Fiquei super curioso nessa sua entrevista!! Até que ponto no processo ela dá o suporte? Ela também presta consultoria na área de gestão de expatriados??
bjos
Resposta da Mariana:
"Caio, que bom que você ficou curioso! Para deixar mais claro, ela dá suporte no processo até a venda! Por exemplo, ela não ajuda a empresa a comprar os móveis, a trazer funcionários, a decorar a empresa, isso não. Isso é outro departamento, outra empresa. Quanto aos expatriados, de fato, não sei te informar porque nosso papo não foi até este assunto, porém abaixo está o e-mail dela para que você possa entrar em contato! palome81@noil.ru"
Que orgulho!!!!
ResponderExcluirvocês tem feito um ótimo trabalho.
parabéns.
Agradecemos professora Kátia!
ResponderExcluirSua presença no Expresso é sempre bem vinda!!